Nunca se parou o planeta como dessa vez. Um grande desafio é saber como será esse novo cenário. Podemos considerar as lições do passado e de crises anteriores. E, com base nisso, pensar sobre o futuro

O Covid-19 está provocando muitas mudanças na sociedade. Nunca se parou o planeta como dessa vez. Reativá-lo no pós-pandemia será uma experiência única, pelo qual nunca passamos.
Um grande desafio é: como será este novo cenário? É impossível saber o que vai acontecer. Mas podemos considerar as lições do passado, de crises anteriores. Com base nisso, pensar sobre o futuro. Bem, vou arriscar uns pitacos. Vamos lá:

1) Talvez vejamos um repensar sobre as cadeias globais de suprimento e a excessiva dependência da China, provocando uma maior demanda para regionalização e produção local. A maneira como as cadeias de suprimentos globais operam criou esta vulnerabilidade insólita.
As empresas ficaram vulneráveis ​​porque não conseguem os componentes que precisam. As cadeias de suprimentos criadas com base no inventário just-in-time e na produção distribuída de componentes (concentradas na China) foram interrompidas pela crise.
Mas, para produzir localmente as fábricas vão precisar ser competitivas, para competir com a eficiente cadeia de produção chinesa e isso deve levar a um aumento do uso da automação, IoT, IA e robótica. Veremos a tal indústria 4.0 se transformando de experiências isoladas em prática corriqueira.

2) As empresas aprenderam que precisam ser mais resilientes (aguentar trancos), ágeis, adaptáveis e elásticas. Falava-se muito em transformação digital, mas, na prática, pouco se fazia de concreto. O atual cenário mostrou que está claro e premente a necessidade das empresas começarem a transformação dos seus negócios….  Cezar Taurion Leia mais em neofeed 06/05/2020