SG do Cade autoriza compra de parte da SAG pela IBM
A Superintendência-Geral do Cade autorizou a compra de tecnologias voltadas a nuvem e inteligência artificial da alemã SAG pela IBM por € 2,3 bilhões (R$ 13,5 bilhões). O negócio, anunciado em dezembro, deve ser concluído na segunda metade deste ano, após autorização de diversas autoridades antitrustre mundo afora.
A brasileira se manifestou a favor, por entender que há baixa probabilidade de a IBM tentar o fechamento de mercado após a aquisição. A transação prevê a transferência para a IBM de toda a propriedade intelectua dos softwares corporativos webMethods e StreamSets.
Pelas contas do Cade, com base em números de mercado de 2022, a IBM terá entre 40% e 50% do mercado de software de integração, até 40% do mercado nacional de middleware business-to-business e de business rules management systems (BRMS). Em compensação, menos de 10% nos mercados de “events stream processing software”, “model-drive aplication plataforms” e software de inteligência e integração de dados.
“Os mercados ora analisados não oferecem altas barreias à entrada”, entendeu a SG do Cade. E afirma que tais segmentos estão em expansão, devem apresentar crescimento futuro, resultando em mais competição. A autarquia também entende que a competição nas áreas em que a IBM ganhará market share é alta, e oferecida por outras gigantes multinacionais, o que por si só seria capaz de “mitigar a probabilidade de exercício de poder de mercado”.
Ainda assim, a IBM não terá 30% de participação de mercado na maioria dos segmentos, o que também afastou as preocupações concorrenciais.
As tecnologias compradas da SAG serão integradas pela IBM à sua ferramenta de inteligência artificial corporativa, a watsonx, e a outros produtos. Segundo a companhia explicou em dezembro, será possível, com isso, aplicar a IA em mais setores da economia… leia mais em tele.síntese 06/06/2024