A Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV), órgão que supervisiona o mercado de ações espanhol, autorizou nesta segunda-feira (7) a oferta da Siemens Energy de 4,05 bilhões de euros pela totalidade da fabricante de aerogeradores Siemens Gamesa.

A oferta se destina a 100% do capital social da Gamesa, composto por 681.143.382 ações, cada uma com o valor nominal de 0,17 euro, cotadas nas Bolsas de Madri, Barcelona, Bilbao e Valência e negociadas no Sistema de Cotações Automatizadas. Segundo os termos apresentados, os minoritários receberão 18,05 euros por ação em dinheiro.

São cerca de 33% do capital social da fabricante de aerogeradores (224.291.499 ações) que estão nas mãos de acionistas. No entanto, estão excluídas 456.851.883 ações, representativas aproximadamente 67% do capital social que se encontram nas mãos das Energy e imobilizadas.

A CNMV levou em consideração o laudo de avaliação apresentado pela Siemens Energy e sua atualização. Além disso, recebeu assessoria externa que, na sua análise, e concluiu que o seu intervalo de valorização está em linha com o do relatório obrigatório fornecido pela empresa.

O plano do grupo alemão de comprar a parte que ainda não controla da espanhola Siemens Gamesa e retirá-la da bolsa aconteceu em maio, já que o desempenho da fabricante de turbinas afetava os resultados da controladora.

Apesar dos planos do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) de duplicar seu total de instalações eólicas até 2030, o mundo atingir a meta global de zerar as emissões líquidas até 2050, as fabricantes de turbinas têm tido problemas em equiparar receita e despesa em um mercado altamente competitivo e com custos variáveis… saiba mais em Valor Econômico 07/11/2022