Sete meses após o anuncio de que investiria US$ 300 milhões em startups em estágio inicial na América Latina, o SoftBank está recuando a estratégia e fazendo um spin-off de seu time e do portfólio de 12 startups que foi montado até agora. 

As 12 empresas (Abstra, Arch, Birdie, BotCity, Digibee, D-Uma, Indaband, Medway, Neivor, Nilo, Salu e Worc) migrarão para a Upload Ventures, nova gestora que nasce sob a responsabilidade dos managing partners Rodrigo Baer e Marco Camhaji, juntamente com Norberto Giangrande, reconhecido empreendedor e experiente investidor-anjo. A previsão é que o spin-off esteja totalmente concluído até o final deste mês. 

A Upload Ventures investe em companhias em early-stage na América Latina, mantendo a meta original de investimentos de aproximadamente US$ 100 milhões por ano. Baer, Camhaji e Giangrande contarão com o suporte de seu time atual de 12 pessoas, que migram integralmente para a Upload Ventures, em escritórios no Brasil e no México.  

“A visão do SoftBank de identificar e investir em companhias em early-stage na América Latina se provou um enorme sucesso”, afirmam Paulo Passoni e Shu Nyatta, managing partners do SoftBank Latin America Fund. “Em pouco mais de seis meses de operação, recebemos mais de 1.100 pitches e anunciamos investimentos em doze companhias com grande potencial de crescimento”, dizem eles.

Leia também demais posts relacionados a Venture Capital no Portal Fusões & Aquisições.

SoftBank faz spin-off

“Estamos orgulhosos em apoiar Rodrigo e Marco no lançamento da Upload Ventures e continuar identificando empreendedores talentosos na América Latina. E muito animados em ser o principal LP da nova instituição, mantendo nossa missão compartilhada de fazer crescer o vibrante ecossistema de venture capital na região”. 

“Os fundadores e as empresas investidas têm se beneficiado enormemente de trabalhar com Paulo, Shu e todo o time do SoftBank”, afirmam Rodrigo Baer e Marco Camhaji. “Como um dos primeiros e maiores investidores na América Latina, o conhecimento e apoio do SoftBank nos últimos meses se provou de valor inestimável para acelerar nosso trabalho. Seguimos animados em continuar a parceria com o SoftBank na Upload Ventures, que dará continuidade ao trabalho que iniciamos no ano passado com nosso time, de forma a incentivar o potencial das empresas de early-stage da região”..leia mais em Startupi 12/04/2022