Os últimos dois anos foram bastante movimentados para a Softplan, empresa de software com sede em Florianópolis e faturamento de previsto em R$ 582 milhões para este ano.

Em setembro, a companhia captou R$ 130 milhões com sua primeira emissão de debênture e parte do dinheiro foi usado para a compra de duas startups que devem fortalecer o crescimento da companhia.

A empresa também passou por uma mudança estrutural: a Softplan passou por um recente processo de sucessão. Como resultado disso, Eduardo Smith assumiu a cadeira recém-criada de CEO em maio de 2021.Softplan: um negócio que começou nas ‘horas vagas

Mas a história da empresa – e de seus fundadores – começou muito antes disso. Fundada em 1990, por três amigos, Moacir Marafon, Ilson Stabile e Carlos Augusto de Matos, a ‘semente’ da Softplan começou a ser criada em quando o trio ainda dava expediente em uma repartição pública e passou a usar o tempo livre para desenvolver todo tipo de sistema para qualquer cliente que aparecesse. Mas os sistemas precisavam de manutenção, e o trio entendeu que havia uma oportunidade de negócio.

Os três decidiram aproveitar um momento de incentivo à demissão de funcionários públicos e investir todo o tempo e dinheiro no empreendedorismo. “Não compartilhei a decisão com a minha família. Acho que hoje, inclusive, faria diferente. Era casado, tinha dois filhos, e cheguei em casa e falei: ‘pedi demissão’. [Minha mulher falou]: ‘O quê? E se der errado?’ Vou vender pipoca, voltar a ser engenheiro, no sustento eu vou dar um jeito”, afirmou. “Foi uma decisão no impulso, não falei com muitas pessoas. Compartilhei com os sócios, porque a partir de então combinamos que íamos nos dedicar 100% à empresa”, afirmou… leia mais em InfoMoney 23/11/2022