Rede mundial de cafeterias vai exportar café chinês

Acordo faz parte do plano estratégico da Starbucks de se expandir em mercados emergentes, como a Índia

A companhia norte-americana de cafeterias Starbucks anunciou nesta segunda-feira (06/02) um acordo de joint venture com a chinesa Ai Ni Group, uma das principais companhias agrícolas da província de Yunnan, na China.

A empresa resultante da parceria, que será controlada pela Starbucks, deve comprar e exportar café arábica de qualidade originado em Yunnan, além de operar unidades de processamento do grão.

O acordo faz parte do plano estratégico da Starbucks de se expandir em mercados emergentes, como China e Índia. Não foram divulgados os valores de investimento.

O presidente da Starbucks China e Ásia-Pacífico, John Culver, e o presidente do Ai Ni Group, Liu Minghui, participaram de uma cerimônia para assinatura do acordo em Kunming, capital provincial.

O vice-governador Gu Zhaoxi, do governo provincial de Yunnan, testemunhou a cerimônia e destacou que as condições climáticas e o solo de Yunnan são bastante favoráveis e considera a província uma das melhores regiões do mundo para se produzir café. Com informações da Dow Jones.
Fonte:AgênciaEstado06/02/2012