Após receber o aporte de US$45 milhões em sua rodada Series B no início do ano, e ser a primeira empresa do Brasil investida pelo fundo pessoal do Jeff Bezos, fundador da Amazon, a Stark Bank lança a Stark Infra. O foco da nova empresa do grupo é fornecer infraestrutura financeira, seja para fintechs e instituições financeiras, como também para empresas que queiram criar produtos financeiros para monetizar a sua base.

Os produtos ofertados pela Stark Infra incluem sistemas para empresas se conectarem ao Banco Central e ofertarem Pix como Participantes Diretos e Indiretos, além de emissão de cartões com a marca da empresa e emissão de dívidas.

“Com a Stark Infra, nosso objetivo é que toda empresa seja capaz de construir e lançar produtos financeiros aos seus clientes como Pix, cartões de crédito/pré-pagos e realizar empréstimos, tudo em um tempo recorde devido a facilidade de integração com nosso sistema. O peso da burocracia e da tecnologia ruins que sentimos com fornecedores no passado, nos motivou a montarmos do zero uma infraestrutura bancária de excelência, que permite que empresas criem produtos financeiros eficientes, robustos e escaláveis”, afirma Rafael Stark, CEO do grupo.

Infraestrutura para produtos financeiros

A Stark Infra montou toda sua infraestrutura do zero, incluindo sua conexão com o Banco Central. São oferecidas todas as funcionalidades que o Bacen criou para o Pix, como enviar e receber Pix, criar e gerenciar Chaves Pix e QR Codes. Por meio da Stark Infra, tanto Participantes Indiretos quanto Participantes Diretos do Pix podem ter acesso a um sistema com alta disponibilidade, que apresenta taxas de erros inferiores a 0,005% das transações, muito abaixo da média do mercado, promovendo uma ótima experiência aos clientes.

Por meio da bancarização de crédito, mesmo empresas que não são instituições financeiras podem oferecer empréstimos a seus clientes ou captar recursos através da emissão de Cédulas de Crédito Bancário (CCB). O produto foi inteiramente concebido em uma estrutura moderna, que utiliza o Pix para pagamentos e recebimentos em tempo real e é capaz de operacionalizar um empréstimo em menos de 30 segundos – tempo de assinatura do documento digital disponibilizado por e-mail ou SMS.

O produto de emissão de cartão permite a qualquer empresa criar, gerenciar e distribuir cartões físicos e virtuais com a sua própria marca. Os cartões podem ser pré-pagos ou de crédito. Tanto empresas que já têm licença quanto companhias que ainda não têm, podem usar o produto e customizar as autorizações de compras em tempo real, adicionando suas regras de negócio. O sistema disponibiliza ferramentas de controle de gastos, que limita o valor gasto em determinado período de tempo e restringe categorias de lojas e países onde as compras podem ser feitas.

“Um dos nossos diferenciais é usarmos nosso próprio produto como um cliente. Isso nos permite sentir as dores que um cliente sentiria e melhorar de forma mais rápida nosso produto, garantindo altíssima qualidade. Assim, todas as soluções ofertadas pela Stark Infra foram desenvolvidas para atender as necessidades que a Stark Bank tinha por uma infraestrutura financeira robusta e escalável, e estão agora abertas para qualquer empresa criar produtos financeiros de qualidade”, finaliza Stark.

Com informação da NR7