Em um sinal de que as grandes empresas de tecnologia estão prontas e dispostas a desembolsar dinheiro para tecnologia de banco de dados, a Neon, uma startup que está construindo uma alternativa de código aberto ao AWS Aurora Postgres, anunciou na quarta-feira que o braço de risco da Microsoft M12 liderou um investimento estratégico de US$ 25 milhões em seus negócios.

O capital irá para P&D, diz o cofundador e CEO da Neon, Nikita Shamgunov, alimentando a expansão da Neon para o Microsoft Azure e o desenvolvimento de novos recursos de banco de dados para dar suporte a clientes existentes e novos.

“Não estamos procurando levantar — esta não é uma nova rodada”, disse Shamgunov ao TechCrunch. “Estamos bem capitalizados com mais de US$ 100 milhões em financiamento. Mas esta é a Microsoft. Não poderíamos deixar passar a oportunidade de fortalecer o relacionamento da Neon com a Microsoft e o Azure, seu papel no futuro das ferramentas para desenvolvedores está apenas crescendo.”

Andrew Smyth, sócio-gerente da M12, acrescentou: “O Postgres está se tornando rapidamente o banco de dados de escolha dos desenvolvedores e estamos investindo pesadamente nesse ecossistema. O Neon é uma plataforma Postgres líder e esse investimento estratégico enfatiza nosso compromisso de integrar profundamente o Neon ao Azure.”

Shamgunov fundou a Neon em 2021 junto com os engenheiros de software Heikki Linnakangas e Stas Kelvich. Antes da Neon, Shamgunov fundou a MemSQL, agora SingleStore, onde foi CTO e depois se tornou CEO.

Enquanto estava na SingleStore, Shamgunov diz que percebeu o quanto o Postgres, o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, estava disponível no mundo e sentiu uma oportunidade de construir uma alternativa ao Aurora (mesmo que apenas para combater um monopólio da AWS).

O Postgres cresceu enormemente em popularidade nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa do Stack Overflow de 2023, pouco mais de 45% dos desenvolvedores disseram que usam o Postgres — à frente do MySQL e do SQLite, as principais escolhas anteriores.

“A Neon é uma empresa de banco de dados Postgres”, disse Shamgunov. “Pegamos o Postgres e separamos os componentes internos em uma plataforma projetada para ajudar todos, desde desenvolvedores individuais até grandes empresas, a criar aplicativos.”

A plataforma de banco de dados gerenciada baseada em nuvem da Neon, que oferece uma camada gratuita e também planos pagos com preços baseados no uso, permite que os desenvolvedores clonem bancos de dados para ambientes de desenvolvimento e visualizem as alterações antes de irem para a produção. A plataforma dimensiona o processador, a memória e o armazenamento com o uso automaticamente, minimizando a necessidade de os clientes fazerem isso eles mesmos.

“Equipes de engenharia em scale-ups e empresas geralmente adotam a Neon por um de dois motivos: usar a Neon para gerenciar frotas de Postgres sem sobrecarga e aumentar a velocidade de desenvolvimento”, disse Shamgunov. “Migrar um banco de dados de produção é arriscado, então as scale-ups que desejam enviar mais rápido moverão apenas o trabalho não produtivo para a Neon para aproveitar os aumentos de produtividade do desenvolvedor que vêm do fluxo de trabalho de ramificação de banco de dados da Neon”… leia mais em Yahoo! Finance 07/08/2024