Gabriel, startup que desenvolve tecnologias com foco em segurança, anunciou nesta quarta-feira (09/03) a aquisição da Retina Vision. Criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a plataforma utiliza técnicas de deep learning e inteligência artificial para ensinar câmeras de segurança a ler placas, disparar alertas e detectar carros roubados.

Segundo a startup, a aquisição faz parte do seu plano de expansão após o aporte de R$ 66 milhões liderado pelo Softbank em outubro de 2021. Fundada no Rio de Janeiro, a Gabriel também anunciou no ano passado sua chegada a São Paulo (SP). O objetivo agora é realizar outras aquisições, com foco em identificar pesquisas de ponta, absorver talentos e desenvolver novos produtos.

Startup Gabriel anuncia compra

“A Retina Vision usa dados concretos e oferece informações relevantes que ajudam a proteger as pessoas. Isso mostra a importância de universidades desenvolverem projetos de ponta que trazem benefícios práticos para todos. Ao conhecer a tecnologia e sua aplicação, nosso interesse em adquiri-la foi imediato”, diz Erick Coser, CEO da Gabriel, em nota.

De acordo com a startup, seu modelo de monitoramento já auxiliou a polícia em mais de 340 investigações, levando à detenção de assaltantes e quadrilhas especializadas em invasão de condomínios. Agora, com a plataforma da Retina Vision, a expectativa é que as câmeras possam ler qualquer tipo de placa, cruzando automaticamente informações com dados do SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). Segundo a empresa, o sistema foi testado em nove estados brasileiros e obteve eficácia de 98%.

Na USP, aprendemos a pensar soluções para problemas reais e colocar isso à prova. Criamos uma tecnologia de monitoramento inteligente, precisa e de baixo custo …. leia mais em PEGN 09/03/2022