No auge, cinco startups de veículos elétricos que abriram capital por meio de fusões com as chamadas empresas de cheque em branco valiam US$ 60 bilhões. As correções que se seguiram foram drásticas.

As ações de três dessas empresas atingiram novas mínimas nesta semana devido a ataques de investidores que apostam na baixa, turbulência na gestão e problemas de execução, que levaram investidores a reconsiderar suas perspectivas. Juntas, essas startups perderam mais de US$ 40 bilhões em valor de mercado em relação às suas respectivas máximas.A desvalorização das ações da Nikola, Fisker, Lordstown Motor, Canoo e Arrival destaca os riscos que rondam as empresas de aquisição de propósito específico, ou SPACs, na sigla em inglês.

Leia também demais posts relacionados a SPACs no Portal Fusões & Aquisições.

Ao contrário de uma oferta pública inicial tradicional, abrir o capital via SPAC permite que as empresas façam projeções aos investidores durante as listagens. Isso foi fundamental para despertar o interesse nas empresas de veículos elétricos – as cinco ainda trabalham para entregar seus primeiros veículos aos clientes…. Craig Trudell (Bloomberg) —  Leia mais em yahoo 14/05/2021