A Stora Enso anunciou nesta quinta-feira que chegou a um acordo para comprar a fabricante de embalagens holandesa De Jong Packaging por 1,02 bilhão de euros. Os valores podem ser acrescidos de 45 milhões de euros em 2024 por metas de performance.

Stora Enso compra fabricante de embalagens De Jong Packaging

A empresa diz que a aquisição avança a sua estratégia, acelerando o crescimento de receitas e aumentando sua participação de mercado em embalagens renováveis na Europa… leia mais em Valor Econômico 08/09/2022

A Stora Enso a empresa holandesa De Jong Packaging Group para acelerar o crescimento em embalagens onduladas renováveis

A Stora Enso adquire o De Jong Packaging Group, com sede na Holanda, por um valor empresarial de aproximadamente 1.020 milhões de euros. Esta aquisição avançará a direção estratégica da Stora Enso, acelerará o crescimento da receita e construirá participação de mercado em embalagens renováveis na Europa. O De Jong Packaging Group é um dos maiores produtores de embalagens onduladas dos países do Benelux. Seu portfólio de produtos e presença geográfica complementarão e melhorarão a oferta da Stora Enso, especialmente em produtos frescos, comércio eletrônico e embalagens industriais.

A aquisição do De Jong Packaging Group fortalecerá significativamente a presença de mercado europeu da Stora Enso em embalagens onduladas e fornecerá uma entrada na Holanda, Bélgica, Alemanha e Reino Unido. Com esta aquisição, a divisão de Soluções de Embalagem da Stora Enso aumentará sua capacidade de embalagem de papelão ondulado em aproximadamente 1.200 milhões de m2 para mais de 2.000 milhões de m2, incluindo os projetos de expansão em andamento do De Jong Packaging Group. Isso garantirá uma plataforma para o crescimento contínuo nos principais mercados. O mercado europeu de embalagens de papelão ondulado está fragmentado, com a presença local chave para o crescimento sustentável.

O valor da empresa da transação é de aproximadamente EUR 1.020 milhões, dos quais EUR 250 milhões são passivos de locação IFRS. O valor da empresa corresponde a um múltiplo de 8,9, com base em um EBITDA ajustado de 114 milhões de euros para 2022. Em 2025, quando os projetos de expansão em andamento na conversão de embalagens forem aumentados, estima-se que um EBITDA adicional de 40 milhões de euros seja entregue.

No meio do prazo, após 3 anos, espera-se que a aquisição gere sinergias anuais médias de 30 milhões de euros ao longo do ciclo, principalmente por meio de fornecimento, otimização de integração de contêineres e oportunidades comerciais. Se a Stora Enso decidir prosseguir com a conversão atualmente estudada do local de produção de papel de Langerbrugge na Bélgica para containerboard, serão possíveis mais sinergias. A Stora Enso pode, em 2024, fazer um pagamento máximo adicional em dinheiro de 45 milhões de euros, sujeito ao De Jong Packaging Group atingir certos limites de ganhos… Leia mais em storaenso 08/09/2022