Sundial Foods encerra operações após venda de propriedade intelectual
A startup de alimentos plant-based Sundial Foods anunciou o encerramento de suas operações após a venda de seu portfólio de propriedade intelectual para uma empresa europeia, cujo nome não foi divulgado. Com isso, chega ao fim uma trajetória de cinco anos dedicada ao desenvolvimento de produtos proteicos inovadores à base de grão-de-bico.
Em uma publicação no LinkedIn, a Sundial Foods refletiu sobre sua jornada e agradeceu aos apoiadores: “Desde 2019, acreditamos fortemente na missão dos alimentos plant-based e no objetivo de tornar nosso planeta mais verde e saudável. Após cinco anos de desenvolvimento, nosso processo e portfólio de propriedade intelectual resultaram em nosso delicioso frango de grão-de-bico, com apenas sete ingredientes naturais e tanto teor proteico quanto o frango animal.”
A empresa destacou seu compromisso com soluções alimentares sustentáveis e explicou que a venda de sua propriedade intelectual permitirá que suas inovações avancem sob a gestão de uma companhia maior e com mais recursos. “Embora este seja o fim da nossa jornada como a startup Sundial Foods, esperamos que seja o início de algo maior para o que construímos,” afirmou a publicação.
Destaque pelos produtos de frango vegano
A Sundial Foods ganhou notoriedade por seus produtos de frango vegano, que reproduziam a textura e a experiência do frango tradicional, incluindo uma “pele” comestível feita de um filme de proteínas e lipídios, projetada para reter a umidade. Seu principal produto, asinhas de frango à base de grão-de-bico, continha apenas sete ingredientes naturais, como óleo de girassol e levedura nutricional, além de oferecer níveis de proteína comparáveis ao frango convencional.
Entre os investidores da Sundial estava a Nestlé, que participou de uma rodada seed de US$ 4 milhões em 2021. Esse aporte permitiu à startup ingressar no mercado de foodservice nos Estados Unidos, onde lançou seus produtos inovadores, incluindo frangos veganos com pele crocante e estrutura semelhante a ossos.
O futuro das inovações da Sundial
Embora o nome da empresa europeia que adquiriu os direitos intelectuais da Sundial não tenha sido revelado, a startup descreveu o comprador como uma “grande companhia de alimentos” da Europa. A transação representa uma nova etapa no desenvolvimento e comercialização das tecnologias da Sundial, que agora estarão sob a gestão de uma organização mais capacitada.
A Sundial Foods formalizou sua dissolução junto ao Secretário de Estado da Califórnia em 19 de dezembro de 2024. Em sua mensagem de encerramento, a empresa agradeceu a colaboradores, investidores e apoiadores, expressando esperança de que suas inovações continuem a progredir por meio da nova administração… leia mais em VeganBusiness 07/01/2025