A Tania Bulhões — a marca de louças e perfumaria de luxo — acaba de fazer a primeira aquisição de sua história, comprando uma empresa tradicional de Limoges, a região da França que produz as porcelanas de mais alta qualidade no mundo.

“Limoges está para a porcelana assim como a região de Champagne está para os espumantes,” disse o CEO Virgilio Castro Cunha. “É o berço da porcelana no mundo e são fábricas centenárias, com muita experiência na fabricação de porcelanas.”

Segundo o CEO, a região tem uma vantagem difícil de replicar: um caulim (a matéria-prima das porcelanas) de altíssima qualidade e que, por lei, só pode ser usado nas fábricas da região.

A Tania Bulhões está comprando o controle da Royal Limoges, uma empresa de 250 anos que produz 12 mil itens por mês e tem uma marca própria comercializada ao redor do mundo.

Tania Bulhões compra empresa em Limoges o berço da porcelana

A Royal Limoges já era fornecedora da Tania Bulhões há 25 anos para os produtos mais premium da marca. A empresa brasileira compra metade de toda a produção da fábrica.

Segundo Virgílio, a verticalização vai garantir que a companhia tenha a oferta de matéria-prima necessária para manter seu ritmo de expansão — num momento em que o mercado de porcelanas de alta qualidade está cada vez mais demandado.

A Gucci comprou há alguns anos a Richard Ginori, uma fábrica de porcelanas em Florença. A Dior tem aumentado sua aposta nos produtos para casa, com destaque para a parte de mesa, enquanto a Hermès está construindo uma fábrica de porcelanas do zero, também em Limoges……

A verticalização vem num momento em que a Tania Bulhões está acelerando sua expansão depois de levantar R$ 100 milhões com a TreeCorp no ano passado…. leia mais em Brazil Journal 08/05/2023