Após comprar parte das ações que a BlackRock detinha na Light e alcançar 10% de participação no capital da empresa de energia elétrica, o empresário Nelson Tanure avalia um plano de recuperação que será levado aos credores e demais acionistas da distribuidora de energia fluminense, segundo fontes.

A elétrica informou ao mercado nesta semana que a gestora de ativos americana reduziu a participação na companhia para 2,9% do capital. A posição anterior era de 9,29%. “A intenção é apresentar um plano geral para os credores. Seria um primeiro passo a ser dado nas próximas semanas”, disse uma fonte com conhecimento sobre o tema. Segundo essa pessoa, trata-se de um “negócio de risco, dada a situação atual da companhia.”

Empresa tem dívidas com vencimento próximo

A Light tem uma dívida de aproximadamente R$ 11 bilhões com vencimento nos próximos três anos, sendo mais de R$ 7 bilhões em debêntures. Precisa ainda renegociar com o governo a renovação da sua concessão, com contrato previsto para vencer em junho de 2026. Há ainda avaliações sobre um potencial pedido de recuperação judicial.

Ações da Light caíram mais de 20%

A estratégia de Tanure é de se tornar um acionista relevante da Light, aproveitando-se do desconto nas ações da empresa. Os papéis perderam mais de 20% de valor este ano, após a contratação da Laplace para fazer uma reestruturação financeira…. saiba mais em Estadão 05/05/2023