A chilena FinTech Toku anunciou sua rodada seed por US$ 7 milhões, para consolidar sua operação no México, investir em crescimento e continuar expandindo através do mercado da América Latina.

A rodada foi liderada pelo capital de risco norte-americano F-Prime Capital, acompanhado pela Honey Island pela 4UM e Wollef, que se juntaram a investidores anteriores, como FundersClub e Clocktower. Além de investidores individuais como Matías Muchnik (NotCo), Sebastián Kreis (Xepelin), Santiago Lira (Buk) e Daniel Guajardo (HealthAtom).

A Toku nasceu em setembro de 2020, em Santiago do Chile, fundada por Cristina Etcheberry (CEO), Francisca Noguera (CRO) e Enzo Tamburini (CTO), com o objetivo de resolver a dor da gestão e gestão de cobrança para empresas com pagamentos de assinatura, fornecendo software que otimiza inteligentemente a coleta e a coleta, onde as empresas o fazem com sua própria imagem de marca, Controle total sobre o processo, e oferecendo uma solução de pagamento abrangente para seus clientes.

Somente em 2022, a startup chilena aumentou suas receitas em mais de 7 vezes, multiplicou seu PDV (Volume Total de Pagamentos) por 25 vezes, crescendo 662%, e abriu um novo mercado: o México. Da mesma forma, a equipe cresceu consideravelmente, passando de 8 para 60 tokus.

Historicamente, a cobrança tem sido uma dor para as empresas e, apesar da revolução tecnológica que ocorreu na América Latina nos últimos anos – e que afetou praticamente todos os aspectos na forma como as empresas realizam seus negócios -, a cobrança é um problema que não foi resolvido corretamente. que ainda é realizada manualmente, de forma ineficiente, e traz altos custos versus pouco retorno. Isso, juntamente com o fato de que os consumidores recebem opções limitadas (e caras) de pagar, significa que a América Latina é atualmente uma das regiões do mundo com a maior taxa de pagamentos recusados (acima de 50%, a mais alta do mundo) e com taxas de estorno de até 1,5% em todas as transações.

A Toku procura resolver este problema através da tecnologia, com a qual disponibiliza e agiliza as opções de pagamento para o consumidor final, bem como um SaaS que integra este onde as empresas podem não só cobrar de forma ativa e inteligente, como também ter reportabilidade e gestão contabilística das suas cobranças, Tudo isso por uma fração do custo e de forma 100% digital, e assim revolucionar um setor que foi abandonado.

“Investir em Toku para mim foi muito fácil. Eu acho que eles estão resolvendo um problema que é muito real, que talvez seja menos glamouroso do que outras soluções, mas o problema existe em todos os países do mundo e ninguém fala muito sobre isso.” Matías Muchnick, CEO da NotCo.

Foi assim que empresas renomadas optaram pelas soluções Toku, obtendo ótimos resultados, como a empresa de segurança doméstica Security SAT, que conseguiu reduzir sua taxa de rejeição de pagamentos em 80%. Isso transcendeu indústrias, atingindo também empresas como a Essbio (principal fornecedora de água do sul do Chile), que aumentou seu registro de pagamentos automáticos em 72% depois de começar a usar os serviços da startup.

É assim que busca resolver o setor de pagamentos recorrentes na América Latina, para que seus clientes possam se concentrar no que realmente são bons: seus negócios.

O cenário de pagamentos na América Latina é muito fragmentado, com 38 países usando sua própria infraestrutura de pagamentos e mais de 39 moedas. Juntamente com a fraude na região, um grande problema, as taxas de aceitação de pagamentos chegam a 30% em alguns países. A tecnologia inovadora da Toku simplifica as opções de pagamento e fornece uma solução SaaS verticalmente integrada para que as empresas cobrem de forma mais eficiente e com maior controle. Sua solução digital e econômica torna a Toku um player promissor no espaço de orquestração de pagamentos da região, abrindo caminho para as empresas latino-americanas acelerarem a transformação digital. À medida que as transferências de conta para conta avançam na América Latina na forma de plataformas de pagamento em tempo real, como Pix, SPEI e Transfiya, a proposta de valor de faturamento recorrente se tornará ainda mais atraente.” Rocío Wu, diretora da F-Prime Capital.

A missão da Toku é revolucionar a forma como as empresas coletam, facilitando o processo por meio da tecnologia e oferecendo aos seus clientes uma nova e melhor maneira de fazer seus pagamentos, onde eles podem inscrever seus pagamentos automáticos em 2 minutos. A meta é atender 50 mil empresas em toda a América Latina e, assim, ajudar a pagar mais de 100 milhões de consumidores finais.

“O principal objetivo desta rodada de financiamento é consolidar nossas operações no México, que é um mercado que realmente precisa das soluções que oferecemos. Isso se traduz principalmente em desenvolvimento e expansão, além de contratar mais talentos, desenvolver novas áreas e iniciar um processo de descoberta nos próximos países da região onde queremos desembarcar em breve, para continuar resolvendo as dores das empresas de assinatura na região”. Cristina Etcheberry, Co-Fundadora e CEO.

Atualmente a empresa está em um estágio de forte crescimento, e contratando talentos regionalmente.

“Na Toku, promovemos uma cultura colaborativa, onde as equipes de desenvolvimento, produto e vendas trabalham no mesmo lugar, por isso nos movemos muito mais rápido, somos tomadores de decisão e temos desafios maiores. Também democratizamos o desenvolvimento; Somos uma organização onde você pode criar e falhar e isso faz com que as pessoas queiram inventar. Há uma oportunidade de avançar, corrigir e continuar avançando.” Francisca Noguera, Co-Fundadora e CRO.

Com essa conquista, a Toku está posicionada para mudar a indústria de cobrança em empresas de assinatura no Chile, México e além… saiba mais em Toku 12/03/2023