O Canadá está impondo tarifas de 25% sobre US$ 30 bilhões em importações dos EUA com efeito imediato, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que está deixando o cargo. Trudeau fez o anúncio poucas horas depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá.

“Não há absolutamente nenhuma justificativa ou necessidade para essas tarifas hoje”, disse Trudeau, acrescentando que o Canadá desafiará as medidas dos EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC) e por meio do acordo comercial EUA-México-Canadá.

Trudeau descreveu as tarifas como sendo uma “coisa idiota de se fazer”.

Se as tarifas dos EUA persistirem, o Canadá imporá uma tarifa de 25% sobre mais US$ 125 bilhões de importações dos EUA em 21 dias, disse ele.

Hoje, os Estados Unidos lançaram uma guerra comercial contra o Canadá”, diz Trudeau. “Seu parceiro e aliado mais próximo, seu amigo mais próximo.”

Ao mesmo tempo, continuou Trudeau, Washington está falando sobre trabalhar com Vladimir Putin – alguém que o premiê canadense chama de “assassino e ditador”. “Trump não faz sentido”, acrescentou Trudeau.

“Os canadenses são razoáveis, e nós somos educados, mas não recuaremos em uma luta, não quando nosso país e o bem-estar de todos nele estão em jogo”, continuou Trudeau.

Trudeau continua seu discurso contundente dizendo que os EUA escolheram lançar uma guerra comercial “que prejudicará, antes de tudo, as famílias americanas”.

O premiê canadense disse ainda que a guerra comercial vai prejudica o acordo que ele e o presidente Trump fizeram para lidar com a questão da produção de fentanil e descreveu as medidas que seu país tomou contra isso.

Trudeau repetiu que a alegação de Trump de que o Canadá não está disposto a lutar contra a droga é “totalmente falsa”.

Trudeau afirmou que seu governo usará todas as ferramentas que tiver para ajudar os canadenses a enfrentar essa turbulência, desde expandir o suporte às pessoas que perderem seus empregos até ajudar empresas a se manterem solventes.

O Canadá também estará atento a qualquer comportamento “predatório” que busque tirar vantagem da instabilidade econômica atual.

“Não importa quanto tempo isso dure, o governo federal estará lá para você”, disse Trudeau, acrescentando que o Canadá “lutará implacavelmente” para proteger sua economia... leia mais em Valor Investe 04/03/2025