Surpreendente é o número de empresas que estarão emitindo nota fiscal eletrônica até o final do 2010. Cerca de 1 milhão de empresas de acordo com Álvaro Antônio da Silva Bahia, coordenador técnico nacional do Projeto da Nota Fiscal Eletrônica. Desde o início do programa, em abr/08, até hoje, mais de 191 mil empresas aderiram ao sistema e emitiram mais de 1 bilhão de documentos.

O calendário de 2010 estabeleceu três datas para atendimento da exigência. Um primeiro grupo de contribuintes entrou na obrigatoriedade em 1/04 e mais dois terão de emitir o documento a partir de 1/07 e 1/10. Estão sujeitas ao cumprimento da norma companhias enquadradas em 240 códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), relativas em grande parte, a setores econômicos que já estão obrigados à NF-e por conta das atividades efetivamente exercidas.

Lembro que em set/09, postei blog Os vetores dos novos tempos em que estimativas preliminares, considerando as adesões obrigatórias e voluntárias, aproximadamente 100 mil empresas estarão fazendo parte ainda 2009. Cerca de 300 mil companhias em 2010. Este número poderá alcançar a 1,5 milhão em 2011.

Contudo, de acordo com o cronograma de adesão para os vários segmentos, publicado no portal do Ministério da Fazenda, a expectativa é de que até o final do ano de 2010, mais de 95% das empresas estejam emitindo a nota fiscal eletrônica no Brasil. Quem não se adequar terá problemas, já que as notas físicas em papel não terão mais validade neste prazo. O objetivo é que em 2011 todos estejam definitivamente no sistema.