Unilever venderá The Vegetarian Butcher como parte do plano de vender marcas no valor de £ 1 bilhão
A Unilever teria colocado a marca de carne vegetal The Vegetarian Butcher à venda, enquanto trabalha para reduzir seu portfólio. De acordo com a Sky News, a empresa multinacional está trabalhando com o banco de investimentos Piper Sandler para vender a marca, e muitos compradores em potencial já foram abordados.
Em um evento para investidores na semana passada, o CEO Hein Schumacher disse que planejava se concentrar nas “marcas poderosas” internacionais da Unilever, como a maionese Hellmann’s; a Reuters relatou no início deste ano que essas marcas representam mais de 70% das vendas da empresa.
Em linha com o Growth Action Plan 2030 da Unilever, Schumacher pretende se livrar de marcas menores no valor de cerca de £ 1 bilhão em vendas anuais. Há rumores de que marcas holandesas como Unox e Conimex estão entre elas, e a Unilever até tentou vender sua divisão de sorvetes de £ 15 bilhões; no entanto, isso não acontecerá mais devido à dificuldade de encontrar um comprador para um negócio tão grande. Em vez disso, a divisão será desmembrada em uma entidade spinoff.
A Unilever comprou a The Vegetarian Butcher em 2018, e a marca está supostamente vendo um forte crescimento nas vendas. Seus produtos de carne à base de plantas são vendidos em grandes varejistas, incluindo Tesco, Sainsbury’s e Ocado no Reino Unido, e a marca também tem grandes parceiros de serviços alimentícios, como o Burger King. Não está claro em que The Vegetarian Butcher será avaliado para fins de venda.
A venda da marca ocorre apesar da meta definida pela Unilever no ano passado de atingir € 1,5 bilhão em vendas de produtos à base de plantas até 2025. O produtor de bens de consumo havia definido a meta para reduzir suas emissões de carbono.
Fundada em 2010, a The Vegetarian Butcher comemorou seu 13º aniversário no ano passado com a abertura de um açougue à base de plantas em Roterdã.
“Nossa missão não mudará; continuamos comprometidos em liberar os animais da cadeia alimentar e acreditamos que podemos fazer isso com produtos de sabor excelente e alta qualidade com um ótimo perfil nutricional”, disse Hugo Verkuil, então CEO da The Vegetarian Butcher, à vegconomist em 2023. “Queremos torná-lo o novo normal e acessível para ainda mais pessoas.”… leia mais em Vegconomist 27/11/2024