A Urbia Cataratas S.A., consórcio formado entre o Grupo Construcap e o Grupo Cataratas, assinou junto ao Governo Federal o contrato de concessão destinado à operação dos serviços turísticos do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a famosa queda d’água na fronteira do Brasil com a Argentina. O consórcio formado entre as duas empresas levou o leilão de concessão por 30 anos ao oferecer R$ 375 milhões de outorga ao governo federal, ágio de 350% em relação ao lance mínimo, de R$ 83,4 milhões.
“Nosso projeto foi inspirado nas principais experiências mundiais e nosso objetivo é transformar o Parque Nacional do Iguaçu em um parque de natureza referência mundial, promovendo o turismo e o desenvolvimento econômico da região aliados a educação ambiental e as melhores práticas ESG”, afirma Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas, atual gestor do contrato.

Com isso, a Urbia Cataratas S.A. é a responsável pela prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão. A empresa, criada com proposto específico (SPE), passa a ser a concessionária responsável pela gestão dos 95.602 hectares, correspondente às áreas de uso público.

“Esse contrato é um marco em investimento em ativos naturais brasileiros, que vai proporcionar ainda mais melhorias na experiência dos visitantes, com respeito integral à flora e faunas locais, além de contribuir para aumentar a competitividade do turismo brasileiro internacionalmente”, afirma Roberto Capobianco, presidente do Grupo Construcap.

Foz do Iguaçu é a terceira cidade brasileira mais visitada para turismo de lazer no Brasil e mais de 70% dos visitantes de Foz vão ao Parque Nacional do Iguaçu. Entre os investimentos previstos estão um novo sistema de transporte, o qual passará pelas principais estações, novo teleférico mobilidade ativa com a requalificação de trilhas, ciclofaixas e demais modais que permitam maior imersão do usuário com a natureza, implementar serviço de alimentação, atividades aquáticas como SUP, caiaque para todos os visitantes e embarque e desembarque em barco motor à combustão para conduzir o visitante até a marina que será construída fora do parque. O plano de transição operacional tem previsão de início da operação a partir de dezembro de 2022.

Sobre o Grupo Cataratas – O Grupo Cataratas, principal empresa de turismo sustentável do país, à frente da concessão do PNI desde 1999, é reconhecido pelos serviços voltados ao ecoturismo aos principais Parques Nacionais do Brasil e gestão de atrativos de bem-estar animal, reúne, hoje, seis atrativos de Foz do Iguaçu à Fernando de Noronha.

Três vezes eleita a companhia mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade), o compromisso com a sustentabilidade e a conservação estão no DNA do Grupo Cataratas.

Sobre a Construcap
A Construcap é uma empresa brasileira com mais de 77 anos de atuação com sólida participação no cenário brasileiro de infraestrutura. Ao longo dos anos, a Construcap se tornou uma das maiores construtoras do país e tem ajudado a moldar o setor participando de importantes projetos em diversas áreas, como a construção de edifícios comerciais, fábricas, rodovias, aeroportos, hospitais, entre outros.
A empresa também participa de diversos outros negócios. No setor de entretenimento, detém
majoritária participação no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. No setor de saúde, a Inova Saúde, subsidiária integral da Construcap, parceira do Estado de São Paulo em regime de Parceria Público-Privada, construiu e passou a operar, desde 2019, os serviços não assistenciais de dois hospitais públicos de atendimento 100% SUS que contam com tecnologia e equipamentos de última geração. A empresa também está construindo e irá operar um terceiro hospital que será inaugurado no ano de 2022, o Hospital Pérola Byington, o terceiro e maior dos hospitais que integram as concessões, sendo esse voltado para o atendimento da saúde da mulher.

Em 2019, o grupo investiu na primeira concessão de parques urbanos do país e fundou a Urbia Gestão de Parques, responsável pela gestão de seis parques na cidade de São Paulo, incluindo o Parque Ibirapuera. Em 2021, a Urbia Cânions Verdes é fundada e assume a gestão dos serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza dos Parques de Aparados da Serra e da Serra Geral, celebrado contrato de concessão Federal com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com informação da Máquinacohn&wolfe