A Vast Space, uma empresa que emergiu da furtividade em setembro passado com o objetivo de construir estações espaciais de gravidade artificial em órbita baixa da Terra, adquiriu a startup de rebocadores espaciais Launcher, segundo apurou o TechCrunch com exclusividade.

A aquisição, a primeira da Vast, dará à empresa acesso ao rebocador espacial Orbiter da Launcher e à plataforma de carga útil e seu motor de foguete líquido, E-2. Sob os termos do acordo, a Vast também absorverá todo o talento da Launcher, incluindo o fundador da Launcher, Max Haot, que ingressará como presidente. As duas empresas disseram ao TechCrunch que o acordo está em andamento há meses, com ambas assinando uma Carta de Intenções para aquisição em novembro.

O acordo pode ser um grande acelerador para Vast; o fundador da empresa, o bilionário pioneiro da criptografia Jed McCaleb, disse que a Vast usará o rebocador Orbiter para testar subsistemas e componentes da estação espacial em órbita já em junho deste ano e novamente em outubro. Essas duas missões, que serão o segundo e terceiro voos do Orbiter, também transportarão cargas úteis de clientes. A Vast continuará a operar o Orbiter como um produto comercial; Haot disse que tinha mais de cinco contratos com clientes e está assinando mais.

Vast adquire a Launcher

Haot acrescentou que as habilidades do rebocador espacial, como se aproximar e se afastar da espaçonave e hospedar cargas úteis, bem como suas tecnologias como software de voo, aviônicos e sistemas de orientação, navegação e controle complementarão o desenvolvimento da estação espacial.

O Launcher foi notícia na semana passada quando disse que sua primeira missão Orbiter, que ocorreu no início de janeiro, terminou em falha após o mau funcionamento dos sistemas de energia da espaçonave. Apesar desse revés, Haot disse ao TechCrunch que os resultados da missão foram “bem acima da média da indústria”.

“Sabemos exatamente o que deu errado. Estávamos totalmente operacionais durante a duração da bateria e não conseguimos implantar nossos clientes devido a um problema de energia”, disse ele. “So Vast, Jed e nós estamos extremamente orgulhosos do que foi alcançado. Temos mais dois voos este ano. […] Se você pensar bem, as chances de que esta seja uma plataforma estável até o final do ano são muito altas.”

O Launcher também estava desenvolvendo seu próprio veículo de lançamento, mas esse programa será descontinuado no Vast.

As duas empresas se recusaram a fornecer muito mais detalhes sobre as próximas missões usando o Orbiter, nem ofereceram nenhum detalhe sobre cronogramas futuros para desenvolvimento, parcerias ou fator de forma da estação. Mas eles disseram que a primeira estação que a empresa enviará ao espaço será zero G, seguida de estações de gravidade artificial.

De maneira mais geral, McCaleb disse que as aquisições não fazem parte da estratégia mais ampla da Vast. “As aquisições normalmente dão muito errado”, disse ele. “Na maioria das vezes, a equipe combinada agora e mais algumas pessoas, poderemos fazer bastante.”

McCaleb, que foi um dos criadores da agora notória bolsa de criptomoedas Mt. Gox e fundador do protocolo Ripple, ecoou outros fundadores bilionários do espaço quando disse que foi motivado por um pensamento de longo prazo sobre o futuro da humanidade: “Para mim , o mais atraente é empurrar os humanos para o sistema solar”, disse ele. Mas onde o CEO da SpaceX, Elon Musk, está tentando resolver a parte de lançamento dessa equação, McCaleb está de olho na habitação humana no espaço…. leia mais em Teg6 21/02/2023