As startups de criptoativos finalmente sentiram os efeitos de uma tempestade econômica que esfriou o mercado de moedas digitais, ações em IPO e capital de risco durante todo o ano. O financiamento para empresas fechadas do segmento caiu no segundo trimestre para o nível mais baixo em um ano, segundo dados da empresa de pesquisa PitchBook.

O entusiasmo em torno das startups de criptoativos fez o setor parecer brevemente imune à turbulência econômica. O segmento estabeleceu um recorde de US$ 9,85 bilhões em capital de risco levantados no primeiro trimestre. Ao que parece, o recorde decorreu apenas de um fator de tempo até que determinados negócios em discussão fossem concluídos.

“Mesmo que o mercado de criptomoedas tenha começado a desacelerar em novembro, dezembro, esses negócios já estavam em discussão, então foram fechados no primeiro trimestre”, disse Robert Le, analista de fintech do PitchBook.

Venture capital 'fecha torneira'

O segundo trimestre já permitiu vislumbrar o tamanho verdadeiro da escuridão que estava adiante. Os investidores de venture capital aportaram US$ 6,76 bilhões em empresas cripto no período que terminou em junho – declínio de 31% em relação ao trimestre anterior, disse o PitchBook. A indústria cripto agora reflete a atividade lenta entre os investidores de tecnologia e capital de risco. “Todo mundo está realmente hesitante em fechar negócios agora”, disse Le.

Existem muitos exemplos de problemas na indústria de criptoativos. O colapso da stablecoin TerraUSD, sérios problemas financeiros com credores de criptomoedas como Celsius e Babel Finance e ondas de demissões na Coinbase Global Inc., Gemini Trust Co. e Crypto.com contribuíram para a incerteza.

Entre as startups, os negócios desmoronaram e os investidores revogaram ofertas feitas nas últimas semanas, disse David Pakman, sócio-gerente da empresa de criptomoedas CoinFund. Mais demissões são prováveis, e os valuations cairão ainda mais – o credor de criptomoedas BlockFi Inc. já estava procurando levantar dinheiro com um valuation reduzido de 1 bilhão.

O que você está vendo agora é que os valuations de startups em estágio seed caíram cerca de 20%, as avaliações da Série A caíram cerca de 50% e, em seguida, a Série B e além caíram cerca de 70%”, disse Pakman.

Pakman está aconselhando as empresas que ele faz consultoria a reter dinheiro suficiente para suportar dois anos de dificuldades. “Este será um mercado em baixa de longo prazo”, disse ele. “Não vai voltar em um mês.”… leia mais em Valor Econômico 12/07/2022