O objetivo da Vibra é se desfazer de ativos sobressalentes e de baixo desempenho operacional, disseram fontes ao Scoop by Mover

A Vibra Energia, maior distribuidora de combustíveis do Brasil, pretende levantar cerca de R$1 bilhão com a venda de, pelo menos, 20 bases de distribuição de derivados espalhados pelo Brasil, disseram fontes com conhecimento do assunto ao Scoop by Mover.

De acordo com uma das fontes, que falou sob a condição de anonimato, o objetivo da Vibra é se desfazer de ativos sobressalentes e de baixo desempenho operacional. Antiga BR Distribuidora, a Vibra possui aproximadamente 95 bases de distribuição no país.

Esse montante de bases fazia sentido para a Vibra quando ela dominava o mercado de distribuição de combustíveis com uma fatia de 40%. No entanto, a maior concorrência e os custos crescentes associados à compra de petróleo e derivados tornam mais oneroso para a empresa manter essa quantidade de bases, “sem uma mudança na infraestrutura”, apontou a mesma fonte.

Algumas das transações serão realizadas no modelo de compartilhamento, que já é usado no setor, disse a fonte. Nesse modelo, empresas como Vibra, Raízen e Ipiranga permanecem como sócias em algumas unidades.

No entanto, a venda de bases compartilhadas preocupa outras empresas líderes do setor, principalmente pela estrutura de compartilhamento de propriedade usada no setor, disse uma das fontes. A Vibra deve “seguir um processo transparente: quem der o melhor preço, leva. Mas, o vencedor pode ser alguém que as outras empresas não querem ter como sócio”, disse a fonte.

Essa mesma pessoa, que está ligada a um concorrente, espera que a Vibra deve comercializar 46 bases de distribuição ao todo. A Vibra disse ao Scoop que “está permanentemente avaliando seu portfólio de ativos logísticos, eventualmente com transações pontuais de compra e venda de ativos, mas não existe nenhum movimento de venda de bases dessa magnitude em andamento”…. Leia mais em mover.tc 25/03/2022