A Vibra Energia começou a colocar em prática seu plano de vender ao menos 20 das 95 bases de distribuição de derivados de petróleo que possui espalhadas pelo Brasil, disseram ao Scoop três fontes com conhecimento direto do assunto. Scoop é a central de notícias exclusivas da Mover.

A primeira venda será a da Baplan II, localizada no município de Paulínia, no interior de São Paulo. O terminal está desativado desde 2006. As fontes não souberam informar o valor do negócio.

Segundo duas fontes, que pediram que seus nomes fossem mantidos em sigilo, a Ciapetro é o comprador e a Baplan II será incorporada à Teciap – Terminais e Armazenagens Gerais, subsidiária da distribuidora sediada em Rondonópolis, Mato Grosso.

Vibra anuncia intenção de converter debêntures

Outras bases de distribuição da Vibra também estão em negociação. “A ideia é vender participação e ficar minoritários na maioria deles”, disse uma terceira fonte.
Procurada, a Vibra não retornou aos pedidos de comentários do Scoop.

Em 24 de março, o Scoop informou que a Vibra pretendia levantar cerca de R$1 bilhão na venda de ativos sobressalentes e de baixo desempenho operacional. O negócio com a Ciapetro mantém em curso o plano desenhado pelo ex-presidente executivo da distribuidora, Wilson Ferreira Jr.

As 95 bases de distribuição de combustíveis da Vibra – antiga BR Distribuidora – faziam sentido quando a companhia dominava este mercado no país, com uma fatia de 40%. No entanto, a maior concorrência e os custos crescentes associados à compra de petróleo e derivados tornam mais oneroso para a empresa manter essa quantidade de bases, “sem uma mudança na infraestrutura”, disse uma fonte na época que a matéria foi publicada…. Leia mais em TC 29/11/2022