Você está pronto para um rebote de M&A?
Com a estabilização da economia, prevê-se que a atividade geral de fusões e aquisições aumente, e as empresas que procuram fazer um movimento no mercado devem otimizar sua estratégia para obter os melhores resultados. O autor do texto publicado na revista especializada adhesivemag, Daniel S. Murad, destaca que a execução ideal durante uma fusão, aquisição ou alienação é necessária para alcançar o melhor negócio possível e posicionar sua empresa para o sucesso futuro. Daniel Murad é o CEO do The ChemQuest Group empresa internacional de consultoria de gestão estratégica especializada nas indústrias de adesivos, selantes e revestimentos.
À medida que começamos o segundo semestre de 2024, um certo grau de incerteza econômica continua. Vários relatórios de inflação piores do que o esperado levaram à conversa sobre a estagflação, e as expectativas do mercado foram reduzidas em relação ao potencial de múltiplos cortes na taxa de juros dos EUA. Reserva Federal. O presidente do Fed, Powell, indicou que o Fed continua comprometido em reduzir a inflação anual para 2% de sua atual taxa anual de >3,5%.
Em 2023, temores de recessão, altas taxas de juros e baixos múltiplos de EBITDA fizeram com que a atividade de fusões e aquisições diminuísse drasticamente. Muitas empresas simplesmente optaram por esperar por melhores condições. Para o terceiro e quarto trimestre de 2024, continuamos otimistas de que as taxas de juros diminuirão e estimularão o aumento da atividade de fusões e aquisições.
Outro fator que impulsiona uma potencial recuperação de M&A é a quantidade significativa de dinheiro que foi arrecadado e está apenas à margem. As empresas de private equity arrecadaram muito dinheiro em 2021 e 2022, por exemplo, e ainda não o colocaram em uso.
Esperamos que a tendência de consolidação em curso continue na indústria de adesivos e selantes altamente fragmentada, que consiste em um punhado de grandes multinacionais e centenas de pequenas e médias empresas. Os investidores financeiros são atraídos por esse ambiente rico em alvos e estão procurando capitalizar o acesso à inovação, geografias e canais à medida que consideram seus potenciais alvos de aquisição.
Combinado com o declínio das taxas de juros e outras tendências econômicas positivas, todos esses fatores definam o terreno para um segundo semestre ativo em 2024. No entanto, um ambiente econômico positivo é apenas parte da equação. A execução ideal durante uma fusão, aquisição ou alienação é necessária para alcançar o melhor negócio possível e posicionar sua empresa para o sucesso futuro.
Otimizando sua estratégia de M&A
Se você está visando uma transação do lado da compra (sua empresa está fazendo a aquisição) ou do lado da venda (você está vendendo todo ou parte do seu negócio), a preparação é realmente vital. Suas estratégias de negócios e fusões e aquisições devem ser totalmente desenvolvidas no início, e o processo em si é um empreendimento complexo que requer quantidades significativas de tempo e esforço para alcançar o melhor negócio possível.
Na verdade, você pode achar que o planejamento e a execução de fusões e aquisições são um dreno para seus recursos internos. Muitas empresas optaram por otimizar o processo fazendo parceria com uma empresa terceirizada, particularmente uma com ampla experiência em produtos químicos especiais, como a nossa. Equipes com experiência em estratégia de negócios, fabricação e operações e desenvolvimento de tecnologia trabalham em conjunto para desenvolver e executar uma abordagem muitas vezes multifacetada em apoio aos seus objetivos específicos de M&A.
Vamos primeiro considerar um cenário de compra. Ao procurar fazer uma aquisição, é essencial começar com uma estratégia de negócios totalmente desenvolvida já em vigor. Essas informações informam diretamente sua estratégia de aquisição, cujo objetivo é preencher as lacunas em seu roteiro estratégico.
Por exemplo, o trabalho de estratégia de negócios pode ter descoberto desafios com a expansão do foco regional da sua empresa ou a incapacidade de aprimorar suas tecnologias existentes. Somente quando essas lacunas tiverem sido identificadas e compreendidas, será possível segmentar candidatos de aquisição atraentes e determinar como eles preencheriam as lacunas se fossem adquiridas.
O benefício da experiência e dos relacionamentos profundos em etapas adicionais, como o fornecimento de negócios (ou seja, perseguir essas empresas-alvo e convencê-las a vir à mesa) não pode ser exagerado. Conexões de longa data e experiência dentro da indústria apoiam o processo, garantindo:
- As metas de aquisição estão bem localizadas e suas de discussão
- As sinergias potenciais são descobertas, compreendidas e destacadas
- Comparáveis de mercado são identificados e analisados
Do lado da venda, particularmente para pequenas e médias empresas (PMEs), melhorar os resultados da sua empresa é vital. Cada dólar de economia resulta em um efeito multiplicador para o valor da empresa. Especialistas no assunto com experiência em operações de fabricação trabalharão com você para analisar e melhorar seus processos de ponta a ponta, seja na produção, gerenciamento da cadeia de suprimentos, saúde e segurança ambiental, vendas e marketing, e assim por diante. A otimização das eficiências e a melhoria da produtividade deixam cair dólares diretamente no resultado final.
Tenha em mente que o valor intrínseco e o valor estratégico contribuem para o posicionamento do negócio durante o processo de avaliação. O valor intrínseco inclui o valor inerente da sua empresa com base nas operações atuais e no potencial de crescimento, bem como no mercado total endereçável (TAM), enquanto o valor estratégico leva em conta sinergias e potencial de diversificação (veja a Figura 1).
Numerosas estratégias podem ajudar a otimizar o valor estratégico do negócio para, por exemplo, descobrir mercados-alvo de crescimento, demonstrar o mercado total endereçável e identificar tendências do setor e dinâmicas dos clientes. Ao entender completamente as tecnologias, recursos técnicos e pipelines existentes da sua empresa, nossa equipe pode ajudá-lo a se concentrar melhor nos mercados mais atraentes e no melhor pipeline para desenvolvimento e inovação de novos produtos.
O tamanho importa
Embora prevejamos que a atividade de fusões e aquisições em geral aumentará, sua estratégia provavelmente variará dependendo do tamanho da sua empresa. Apesar da incerteza econômica dos últimos anos, ainda vimos aquisições em larga escala por empresas multinacionais públicas e globais consideráveis no setor CASE. Múltiplos mais baixos não tendem a dissuadir essas grandes transações tanto quanto negócios menores, porque 10x vs. 11x EBITDA é muitas vezes uma queda no balde em termos de transação total e tamanho dos jogadores.
Essas organizações maiores estão refinando sua estratégia de fusões e aquisições em 2024, procurando cada vez mais realinhar seus portfólios. Eles estão analisando seus negócios, analisando profundamente os ativos estratégicos e decidindo quais elementos não estratégicos poderiam ser perdidos. Depois que essas alienações forem concluídas, eles terão dinheiro disponível para fazer aquisições mais estratégicas no futuro.
Em contraste, as PME geralmente tiveram um momento muito mais difícil em termos de oportunidades de fusões e aquisições. Além das altas taxas de juros, o efeito relativo dos múltiplos mais baixos é sentido muito mais profundamente por este grupo. A diferença entre 7x e 8x EBITDA poderia se traduzir em vários milhões de dólares, potencialmente um impacto muito mais significativo para as empresas nessa faixa de tamanho em comparação com as grandes multinacionais.
À medida que 2024 avança, as PME continuarão a ficar de olho na economia e esperar que seus negócios sejam capazes de demonstrar crescimento. Para aqueles que veem melhorias a ponto de estarem em condições de vender, a última parte do ano provavelmente será o prazo em que eles procuram agir…. Leia mais em adhesivesmag. 26/07/2024