A Vodafone concluiu a venda de seus negócios na Espanha para a empresa de investimentos britânica Zegona por 5 bilhões de euros (28 bilhões de reais) em 31 de maio.

Anunciada pela primeira vez em outubro, a contrapartida da Vodafone incluirá pelo menos 4,1 bilhões de euros (23 bilhões de reais) em dinheiro e até 900 milhões de euros (5 bilhões de reais) em ações preferenciais resgatáveis.

A diretora executiva da Vodafone, Margherita Della Valle, disse na época que a venda “é um passo fundamental” em sua estratégia de se desfazer de alguns de seus ativos europeus, poucos meses depois de concordar em vender seu negócio italiano para a Swisscom por 8 bilhões de euros (45,5 bilhões de reais).

Apesar da venda, a Vodafone disse que continuará a fornecer determinados serviços na Espanha e continuará a ter presença através do seu Innovation Hub em Málaga.

A empresa de telecomunicações se concentrou em simplificar suas operações, focando especificamente na Alemanha e no Reino Unido, onde atualmente se fundirá com a Three da CK Hutchison como parte de um acordo de 15 bilhões de dólares (78 bilhões de reais).

A Vodafone tem cerca de 13,5 milhões de clientes de telefonia móvel na Espanha. A empresa de telecomunicações não conseguiu uma fusão com a MásMóvil, uma vez que a empresa chegou a um acordo de fusão com a Orange.

Fundada em 2015, a Zegona foi criada pelos ex-executivos da Virgin Media Eamonn O’Hare e Robert Samuelson para investir em oportunidades de telecomunicações europeias… leia mais em DCD 04/06/2024