A Vodafone e a AST SpaceMobile assinaram um acordo para criar um negócio europeu de serviços de satélite direto ao dispositivo.

A empresa, chamada de SatCo por enquanto, terá como objetivo fornecer 100% de cobertura geográfica em todas as partes da Europa, distribuindo os serviços de satélite da AST SpaceMobile para operadoras de rede móvel europeias.

Os clientes empresariais e consumidores terão acesso à conectividade de banda larga celular segura e baseada no espaço por meio de sua operadora de rede móvel.

A empresa construirá um centro completo de gerenciamento de rede e operações de rede na Europa, e a SatCo construirá e operará uma rede de estações terrestres para fornecer serviços de backhaul para a rede de satélites em órbita baixa da Terra.

Os satélites da AST SpaceMobile já operam como cabeças de rádio remotas, e a capacidade principal da rede permanece nas mãos da operadora de rede móvel.

A solução da SatCo apoiará totalmente a soberania digital europeia.

Margherita Della Valle, CEO do Grupo Vodafone, disse: “A banda larga móvel espacial da Vodafone permitirá que nossos clientes permaneçam conectados, onde quer que estejam. Nossa nova empresa de satélites poderá oferecer essa tecnologia pioneira a outras operadoras móveis europeias por meio de um serviço pronto para uso que combina a rede e a engenharia líderes da Vodafone com as ‘antenas no céu’ da AST SpaceMobile”.

Abel Avellan, CEO, fundador e presidente da AST SpaceMobile, acrescentou: “Juntamente com a Vodafone, estamos prontos para acelerar nossos planos de comercialização em toda a Europa, tornando a verdadeira banda larga móvel uma realidade a partir do espaço”.

A Vodafone fez parceria com a AST SpaceMobile no início deste ano para fazer a primeira videochamada espacial do mundo no Reino Unido. Também fez parceria com a Universidade de Málaga para lançar um centro de pesquisa e validação de banda larga móvel terrestre e espacial no mês passado.

As empresas já possuem um acordo de conectividade existente, que foi recentemente prorrogado até 2034.

Fundado em 2017, o primeiro satélite de teste da AST, Bluewalker 1, foi lançado em 2019; o Bluewalker 2 foi cancelado. Seu último satélite de teste, o Bluewalker 3, foi lançado em 2022. Seus primeiros satélites comerciais, os BlueBirds 1-5, foram lançados no ano passado.

Inicialmente, a AST planejava construir uma constelação de quase 170 satélites; os primeiros 20 deveriam estar operacionais em 2023 e os outros 90 seriam implementados até 2024. De acordo com comunicados de imprensa mais recentes, parece que reduziu seus planos de constelação para 100.

A Verizon e a AT&T realizaram uma videochamada semelhante à da Vodafone na semana passada, que usou os satélites BlueBird da AST.

A Verizon e a AT&T, juntamente com a Vodafone, são investidores na AST SpaceMobile, rivalizando com a SpaceX Starlink de Elon Musk… leia mais em DCD 04/03/2025