Voke investe em startup de seminovos
A Voke, empresa paulista especializada em locação de equipamentos de TI e revenda de seminovos, fez um investimento de valor não revelado na Renov, uma startup dona de um software de avaliação de equipamentos usados.
A solução da Renov é usada no chamado “trade in”, quando uma varejista aceita um equipamento usado como parte de um pagamento de um novo.
A aplicação da Renov avalia o estado físico e o funcionamento de smartphones, tablets e computadores por meio de câmeras, algoritmos e inteligência artificial e, adivinhe, informa, em poucos minutos, o valor comercial dos itens.
O consumidor brasileiro ainda não tem o hábito de adquirir produtos por meio de troca, se comparado com o mercado estrangeiro. Estima-se que apenas 5% utilizem esse método no Brasil, frente a 25% da média global.
Segundo a Renov, foi percebido que lojas que sugerem o método de trade-in tiveram um aumento de 20% no ticket médio de compra e de 70% nos agregados, como garantias e seguros.
“A parceria com a Renov reforça nosso compromisso com um modelo de negócios mais sustentável e circular. Compartilhamos os mesmos valores e propósitos, com um foco claro na promoção da circularidade e no impacto positivo ao meio ambiente”, afirma Renê Almeida, co-CEO da Voke.
Além de ser aplicada em lojas do varejo físico, a tecnologia da Renov está sendo lançada para o e-commerce em parceria com alguns varejistas. O cliente pode fazer a avaliação diretamente de sua casa, sem a necessidade de se dirigir ao local para levar o item.
A Renov foi fundada há pouco mais de um ano, em 2023, e conta com dois executivos experientes em empresas do varejo nacional: Matheus Mundstock, que atuou por mais de 11 anos na iPlace como gerente e diretor, e Ismael Kolling, que também passou pela iPlace.
A iPlace é uma das maiores revendas de equipamentos da Apple no Brasil e tem por trás o grupo industrial gaúcho Herval.
Em pouco tempo, a startup já apresenta números expressivos, com 10% a 40% dos aparelhos vendidos por seus parceiros sendo adquiridos por meio da troca de um produto seminovo como forma de pagamento.
A Renov atua em 21 estados brasileiros, incluindo uma parceria com o Grupo Gazin, e planeja ampliar sua presença para mais de 2.000 pontos de venda até 2025.
A Voke, que já atua na locação de Hardware-as-a-Service (HaaS), pretende, com o investimento na Renov, ampliar sua presença no mercado de equipamentos seminovos, no qual vem ensaiando uma presença nos últimos tempos com lojas temporárias e um site de e-commerce.
A empresa tem realizado aquisições estratégicas ao longo do tempo para expandir sua liderança no país.
Entre as aquisições estão a Suprisul, que atua no interior de São Paulo; a CSI Locações, focada no Norte e Nordeste; a ATTA Tecnologia, especializada em tablets para o varejo alimentício, presente em mais de 300 cidades; e a Renter, voltada para pequenas e médias empresas no interior de São Paulo.
A empresa tem como meta dobrar sua base de equipamentos locados, passando de 500 mil para 1 milhão até 2030.
A Voke conta com mais de 800 colaboradores e está presente em 4.300 municípios brasileiros. Entre seus clientes estão Pague Menos, PicPay, Rumo Logística, EMS, Hypera, Riachuelo, Claro, entre outros… leia mais em Baguete 18/12/2024