A Waterstones – maior rede de livrarias do Reino Unido – adquiriu a Blackwell’s, maior livraria independente do país. A compra, que não teve o valor revelado, encerra os 143 anos de uma propriedade familiar e sinaliza uma maior concentração da indústria livreira.

Com 18 livrarias pelo país, a Blackwell’s é referência em livros acadêmicos e opera a Heffers em Cambridge. A rede foi colocada à venda este mês depois que seus proprietários abandonaram um plano de entregá-la aos funcionários. Agora, assim como a Foyles, que foi comprada pela Waterstones em 2018, a Blackwell’s continuará tendo sua própria marca e passará a fazer parte do fundo Elliott Investment Management, que em 2019 também comprou a Barnes & Noble.

“Blackwell’s e Heffers estão entre os nomes mais ilustres do mercado livreiro, um legado pelo qual temos o maior respeito”, avaliou o diretor administrativo da Waterstones, James Daunt. “Estamos muito ansiosos para trabalhar ao lado dos livreiros da Blackwell’s enquanto garantimos o futuro dessas maravilhosas livrarias e preservamos a venda de livros acadêmicos em tantas cidades e campi em todo o Reino Unido.”

Leia também demais posts relacionados a Editoras no Portal Fusões & Aquisições.

Waterstones adquire Blackwell’s

Toby Blackwell, que vendeu a livraria independente, disse que achar compradores foi um grande desafio e que vê a Waterstones como “o comprador certo no momento certo”. “Este é um resultado positivo para Waterstones, para a Blackwell’s e para todos os nossos clientes no Reino Unido e no exterior, que ainda poderão desfrutar da natureza individual do que ambas as marcas oferecem”, comentou.

Já David Presscot, CEO da Blackwell, disse que a aquisição garantirá que o futuro da livraria e de seus funcionários seja seguro e falou sobre o compromisso feito pela gigante do Reino Unido. “A Waterstones delineou seu compromisso de investir em nosso pessoal, nossas lojas e em nossa crescente operação de comércio eletrônico. Sua aquisição garantirá que a Blackwell continue a fazer parte do cenário de venda de livros a longo prazo.”.. leia mais em Publishnews 02/03/2022