Wayve levanta mais de US$ 1 bilhão liderada pela SoftBank para desenvolver produtos de IA incorporados para direção automatizada
Wayve, líder de mercado em inteligência artificial incorporada (IA) para direção autônoma, tem o prazer de anunciar o fechamento bem-sucedido de US$ 1,05 bilhão em financiamento da Série C. Esta rodada foi liderada pelo Grupo SoftBank (“SoftBank”), com contribuições do novo investidor NVIDIA e do investidor existente Microsoft. Este investimento irá acelerar a missão da Wayve de reimaginar a mobilidade autónoma através da inteligência incorporada.
A IA incorporada representa a próxima fronteira da inovação em IA, indo além da IA generativa e de grandes modelos de linguagem. A integração da IA incorporada em veículos e robôs levará a uma mudança de paradigma na forma como as máquinas interagem e aprendem com o comportamento humano em ambientes do mundo real. Esta inovação tem um enorme potencial para melhorar a usabilidade e a segurança dos sistemas de condução autónoma, capacitando-os com a inteligência necessária para navegar com confiança em situações que não seguem padrões ou regras estritas, tais como ações inesperadas de condutores, peões ou elementos ambientais.
Fundada em 2017, a Wayve emergiu como pioneira no campo da IA incorporada para condução autônoma. Notavelmente, a Wayve foi a primeira a desenvolver e testar um sistema de direção autônoma de IA ponta a ponta (e2e) em vias públicas. Este esforço pioneiro abriu caminho para uma mudança em toda a indústria em direção à IA, denominada ‘AV2.0’. Através do seu trabalho de longa data, a Wayve desenvolveu com sucesso modelos básicos para autonomia, semelhantes a um ‘GPT para condução’, que podem capacitar qualquer veículo a perceber o seu entorno e conduzir com segurança através de diversos ambientes.
A integração da IA incorporada em veículos e robôs levará a uma mudança de paradigma na forma como as máquinas interagem e aprendem com o comportamento humano em ambientes do mundo real.
A Wayve dedicou anos de extensa pesquisa e desenvolvimento para se estabelecer como líder de mercado em AV2.0. Eles desenvolveram modelos de condução de IA independentes de hardware para direção autônoma sem mapas e um conjunto de tecnologias inovadoras, como aprendizagem de frota, infraestrutura de dados, avaliação e plataformas de simulação projetadas para aprimorar rapidamente seus modelos de IA usando dados simulados e do mundo real.
Ao aproveitar as ferramentas proprietárias avançadas da Wayve, os OEMs e proprietários de frotas podem gerar ativos de dados valiosos que preenchem a lacuna entre os dados brutos e capacidades de condução incomparáveis. Além disso, a investigação da empresa em modelos multimodais e generativos, conhecidos como LINGO e GAIA, está a conduzir a indústria automóvel para um futuro onde a IA nos veículos possa oferecer funcionalidades avançadas como intuição, interfaces responsivas à linguagem, estilos de condução personalizados e co-pilotagem para melhorar a experiência de condução automatizada.
Alex Kendall, cofundador e CEO da Wayve:
“Na Wayve, nossa visão é desenvolver tecnologia autônoma que não apenas se torne realidade em milhões de veículos, mas também ganhe a confiança das pessoas, integrando-se perfeitamente em suas vidas cotidianas para desbloquear um valor extraordinário. Este marco significativo de financiamento destaca a convicção inabalável da nossa equipe de que a IA incorporada abordará os desafios de longa data que a indústria tem enfrentado na expansão desta tecnologia para todos, em todos os lugares.
Nossa colaboração com SoftBank, NVIDIA e Microsoft ajudará a avançar em nossa missão de redefinir a direção com IA no centro. Este investimento nos permitirá desenvolver e lançar nossos primeiros produtos de IA incorporada para a indústria automotiva, capacitando os OEMs a fornecer aos consumidores experiências de direção automatizada confiáveis e benéficas.”
Kentaro Matsui, sócio-gerente da SoftBank Investment Advisers, chefe do escritório de novos negócios do Grupo SoftBank e membro do conselho da Wayve:
“A IA está revolucionando a mobilidade. Os veículos podem agora interpretar o que os rodeia como seres humanos, permitindo uma melhor tomada de decisões que promete padrões de segurança mais elevados. O potencial deste tipo de tecnologia é transformador; poderia eliminar 99% dos acidentes de trânsito. O Grupo SoftBank tem o prazer de estar na vanguarda deste esforço com a Wayve, à medida que a inteligência avançada redefine a mobilidade e a conectividade, contribuindo para uma sociedade mais conveniente e segura.”
Rishi Dhall, vice-presidente de negócios automotivos da NVIDIA:
“A Wayve é pioneira em novos aplicativos de IA para sua abordagem AV2.0 de próxima geração, construída em NVIDIA DRIVE Orin e DRIVE Thor, que usa a nova arquitetura NVIDIA Blackwell projetada para cargas de trabalho de transformador, LLM e IA generativa. Juntos, podemos ajudar a viabilizar veículos autônomos que forneçam a inteligência, a confiabilidade e a habilidade dos melhores motoristas humanos.”
Dominik Wee, vice-presidente corporativo de fabricação e mobilidade da Microsoft:
“A Microsoft tem o prazer de trabalhar com a Wayve para desenvolver e implantar produtos de direção autônoma de IA ponta a ponta da Wayve para clientes empresariais do setor automotivo. Ao utilizar os recursos de supercomputação e tecnologia de computação em nuvem da Microsoft, plataforma de desenvolvedor habilitada para copiloto, aplicativos de gerenciamento de dados corporativos e experiência líder em comercialização de modelos de IA, a Wayve pode fornecer e dimensionar soluções inovadoras de IA incorporada que permitem experiências de direção autônoma mais seguras e acessíveis.”
Este investimento da Série C permite que a Wayve desenvolva e lance totalmente os primeiros produtos de IA incorporada para veículos de produção.
As soluções de produtos independentes de hardware e sem mapeamento da Wayve permitem que os OEMs atualizem de forma eficiente o software dos carros para níveis mais altos de automação de direção (desde direção assistida “olhos fixos” até direção totalmente automatizada “olhos desligados”) à medida que os modelos de IA da Wayve progridem. A empresa também se concentrará no dimensionamento de seus modelos básicos, no avanço da pesquisa de IA incorporada e na construção de uma plataforma AV2.0 líder do setor, com simulação confiável, medição e ferramentas de aprendizagem ativas para aplicações automotivas. Finalmente, os fundos permitirão à Wayve expandir operações e parcerias em novos mercados, construindo ativos de dados geograficamente diversos e atraindo talentos globais.
Seth Winterroth, sócio da Eclipse Ventures e membro do conselho da Wayve:
“Desde o início da empresa, a Wayve liderou a inovação em IA, inicialmente sendo pioneira no conceito outrora altamente contraditório de IA de ponta a ponta, para agora remodelar a indústria com sua abordagem visionária. O compromisso da equipa em desafiar o status quo e a persistência em levá-lo até ao fim demonstram a sua capacidade de causar um impacto grande e duradouro no mundo. A aplicação da IA em tarefas críticas de segurança, como a condução, vai além da simples adição de um grande modelo de linguagem a um veículo – exige arquiteturas de modelos especializados, aprendizagem extensiva da frota, diversos conjuntos de dados de condução, acesso à supercomputação em escala e regulamentações inteligentes que protejam os consumidores. e promover a inovação. A equipe da Wayve dedicou anos para obter vantagem competitiva nessas áreas-chave, posicionando a empresa de maneira única para desbloquear o vasto potencial da IA incorporada para o setor automotivo e muito mais.”
Primeiro Ministro, Deputado Hon Rishi Sunak:
“Desde a primeira lâmpada eléctrica ou a World Wide Web até à IA e aos carros autónomos, o Reino Unido tem um histórico orgulhoso de estar na vanguarda de alguns dos maiores avanços tecnológicos da história.
“Estou extremamente orgulhoso de que o Reino Unido seja o lar de pioneiros como Wayve, que estão inovando ao desenvolver a próxima geração de modelos de IA para carros autônomos. O facto de uma empresa britânica ter garantido o maior investimento até agora numa empresa de IA do Reino Unido é uma prova da nossa liderança nesta indústria e de que o nosso plano para a economia está a funcionar.
“Não estamos deixando pedra sobre pedra para criar as condições económicas para que as empresas cresçam e prosperem no Reino Unido. Já temos o terceiro maior número de empresas de IA e de investimento privado em IA no mundo, e este anúncio consolida a posição do Reino Unido como uma superpotência de IA.”
Como parte da transação final, o SoftBank passou a fazer parte do Conselho de Administração da Wayve.
Para saber mais sobre a Wayve e sua abordagem inovadora para construir IA incorporada para direção automatizada, visite wayve.ai.
Sobre Wayve – Fundada em 2017, a Wayve é desenvolvedora líder de tecnologia de IA incorporada para direção automatizada. Seu software avançado de IA e modelos básicos para autonomia permitem que os veículos percebam, compreendam e naveguem em qualquer ambiente, melhorando a usabilidade e a segurança dos sistemas de direção autônoma. A Wayve está desenvolvendo produtos de IA incorporada sem mapeamento e independentes de hardware para fabricantes de automóveis e proprietários de frotas, acelerando o caminho da direção assistida para a direção automatizada. Eles realizam testes nas vias públicas do Reino Unido desde 2018 e fizeram parceria com frotas de entrega do Reino Unido da Asda e do Grupo Ocado. Apoiada por grandes investidores como SoftBank Group, NVIDIA e Eclipse Ventures, a missão da Wayve é reimaginar a mobilidade com inteligência incorporada.
O Grupo SoftBank investe em tecnologia inovadora para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. O Grupo SoftBank é composto pelo SoftBank Group Corp. (TÓQUIO: 9984), uma holding de investimentos que inclui participações em IA, robótica inteligente, IoT, telecomunicações, serviços de Internet e fornecedores de tecnologia de energia limpa; os SoftBank Vision Funds e SoftBank Latin America Funds, que estão investindo mais de US$ 160 bilhões para ajudar empreendedores extraordinários a transformar indústrias e moldar novas indústrias. … leia mais em Wayve 07/05/2025