A Xp Inc. e a Direcional Engenharia realizaram um acordo de investimento de crédito imobiliário na startup Direto. Agora, a XP tem direito a 49,9% do capital da empresa. O custo da operação não foi divulgado.

O acordo tem o objetivo de expandir a oferta de crédito aos clientes da Direto, unindo todas as empresas na compra do imóvel, venda e no financiamento.

A startup vai promover empréstimos a pessoas físicas para compra de imóveis novos ou usados e a parceria também vai possibilitar a atuação em “home equity”: concessão de financiamentos tendo o imóvel do cliente como garantia.

XP compra metade da Direto

Sobre o acordo

O acordo das empresas busca juntar a experiência da Direto no mercado imobiliário, já que a startup trabalha no programa Casa Verde e Amarela e em incorporação para a média renda através da Riva, com os conhecimentos da XP na área financeira.

A startup da Direcional ficará responsável de recepcionar os clientes e realizar a análise de crédito e a XP negociará soluções de financiamento, focando na produção de instrumentos tecnológicos de relacionamento.

Para concluir a operação, é necessário que o Conselho de Administração Econômica (Cade) aprove o acordo. O presidente da Direcional, Ricardo Ribeiro, comentou em nota para Valor Investe que “superadas as condições precedentes, teremos uma empresa única, capaz de unir pontas de um mercado enorme, estimado em trilhões de reais pelo Banco Central”… leia mais em Seu Crédito Digital 06/08/2022