A Yeastup da Suíça, uma empresa que extrai ingredientes funcionais da levedura de cerveja usada usando um processo patenteado, levantou CHF 8,9 milhões (€ 9,47 milhões) em financiamento da Série A.

O financiamento permitirá que a Yeastup reaproveite uma antiga fábrica de laticínios suíça em um local de produção em larga escala com capacidade para reciclar mais de 20.000 toneladas de levedura de cerveja usada por ano. A instalação exigirá despesas de capital limitadas, ao mesmo tempo em que se beneficiará de equipamentos de alta qualidade.

O novo local ajudará a atender à demanda significativa pelos produtos da Yeastup, ao mesmo tempo em que servirá como um local de referência para esforços de dimensionamento global. Para garantir a competitividade de custos, a Yeastup estabeleceu várias parcerias estratégicas em fornecimento e engenharia.

Os investidores que forneceram financiamento à Yeastup incluem Beyond Impact, Gentian Investments, Newtree Impact e Angel House. Vários family offices da Suíça e do exterior também forneceram suporte.

“Incrivelmente gratificante”

Os produtos da Yeastup incluem a proteína à base de levedura Yeastin®, que supostamente tem boa solubilidade, sabor neutro e um valor biológico semelhante à proteína do ovo. Um estudo conduzido em 2023 descobriu que um hambúrguer feito com Yeastin tem uma pegada ambiental ainda menor do que um feito com proteína de ervilha, já que a produção do ingrediente não requer terra, cultivo ou pesticidas.

A Yeastup também oferece fibras sob o nome Upfiber®, consistindo de beta-glucanos e manoproteínas. Diz-se que esses ingredientes têm funcionalidades avançadas, como propriedades ótimas de gelificação e ligação de água, e podem ser usados ​​em suplementos alimentares e alimentos funcionais.

No ano passado, a Yeastup ganhou elogios no SEIF Award e no TechTour, um evento de agrotecnologia, alimentos e bioeconomia. … leia mais em VegConomist 17/12/2024