Burnout. Crescimento dos negócios. Uma oferta inesperada. Saber quando é hora de vender uma pequena empresa pode nem sempre parecer a mesma.

Chuck Glassman sabia exatamente qual era sua estratégia de saída no momento em que comprou a Bell Brothers, uma empresa de aquecimento e resfriamento em Des Moines, Iowa. Glassman, que começou a trabalhar na empresa quando tinha 39 anos e a comprou quando tinha 55 anos, planejava encontrar um comprador quando tinha 65 anos.

Aquele comprador acabou sendo seu filho, Jason. Mas mesmo que tivesse sido outra pessoa fora da família, Glassman estava interessado em solidificar os planos. Ele não queria esperar muito para vender ou não ter um comprador alinhado com bastante antecedência.

Glassman é uma anomalia – 8 em cada 10 proprietários de pequenas e médias empresas não têm um plano de transição escrito, mesmo que o planejamento de sucessão tenha atingido as três principais preocupações dos empresários em 2022, de acordo com a pesquisa da Principal®.

Hora de vender a empresa

Pensando que pode ser o momento para você deixar outra pessoa assumir o seu negócio?

Aqui estão alguns sinais de que pode ser hora de vender.

1. Você é menos paciente com (ou interessado) no dia a dia.

Administrar uma pequena empresa é difícil e demorado. Um terço dos proprietários trabalha mais de 50 horas por semana, e um quarto trabalha mais de 60 horas por semana—e isso foi antes da pandemia. Horas extras e responsabilidades ao longo de anos (ou décadas) também podem levar direto ao esgotamento: 42% dos proprietários de pequenas empresas se sentem exaustos.

“Você pode trabalhar essas horas extras por anos e nunca pensar nisso”, diz Mark West, vice-presidente nacional de soluções de negócios da Principal. “Mas, de repente, algo pode acontecer, e você pode sentir que não está gostando tanto do que está fazendo. Uma vez que você comece a ter essa sensação, talvez seja hora de começar a levar a sério a venda.”

2. Seu negócio está em um ponto de inflexão.

O ponto de inflexão pode ser um dos dois tipos, diz West. Sua empresa pode estar prestes a dar um grande salto em frente – um novo produto, tecnologia transformadora ou um crescimento simplesmente inesperado, mas ainda bem-vindo.

Por outro lado, West diz: “você pode estar preocupado com a economia à frente e se perguntando sobre a estabilidade do negócio em que está“.

Qualquer situação pode ser um sinal de que é hora de considerar uma venda. “Se você não tem certeza do que está por vir no futuro e recebe uma boa oferta, faz sentido considerá-la seriamente. A janela de oportunidade pode fechar muito rapidamente“, diz West.

Obtenha ideias oportunas de empresas como a sua em principal.com/benefits.

3. Alguém te faz uma oferta que você não pode recusar.

Talvez você tenha uma ideia geral de quando quer vender e se aposentar—e isso é uma década (ou mais) no futuro. Isso não significa que outra pessoa não se aproximará de você bem antes da sua agenda. Se for esse o caso, sua consideração é se um acordo em potencial fornece a renda pós-trabalho que você precisa. “Coloque uma lista dos seus desejos”, diz West. “Vale a pena o seu tempo, especialmente se você não tiver certeza do que a economia fará em alguns anos.”

A West teve amigos empresários que venderam suas empresas e permaneceram por um período definido, como dois anos, para garantir uma transição bem-sucedida. Foi uma boa ponte entre a propriedade e a aposentadoria, completa com um salário e incentivos de ganhos.

Glassman vendeu seu negócio para seu filho sob contrato; isso imitou o acordo que ele originalmente usou para comprar a empresa. Esses pagamentos contratuais têm um duplo propósito: eles fornecem uma renda de aposentadoria para a Glassman e permitem que a empresa mantenha o fluxo de caixa.

E só porque você sai de um negócio não significa que você tem que sair do trabalho completamente. “Deixar um negócio é emocional, mas há algo a ser dito após a venda, tendo tempo para dar um passo atrás e descobrir o que você quer fazer com o resto da sua vida”, diz West. “Se você está infeliz ou frustrado no trabalho, pode ter a oportunidade de vender e encontrar outra coisa para fazer no próximo capítulo da sua vida.”

Você está ocupado administrando seus negócios hoje. Obtenha ajuda para planejar para amanhã emprincipal.com/benefits.

A Bell Brothers não é afiliada de nenhuma empresa membro do Principal Financial Group®

O assunto nesta comunicação é apenas educacional e fornecido com o entendimento de que a Principal® não está prestando aconselhamento jurídico, contábil, de investimento ou tributário. Você deve consultar consultores apropriados, profissionais financeiros e outros consultores sobre todos os assuntos relacionados a obrigações e requisitos legais, fiscais, de investimento ou contábeis… Leia mais em .entrepreneur. 08/02/2023