A IA é um impulso de produtividade para os bancos, mas ganhar dinheiro com ela é um desafio
Espera-se que a inteligência artificial mostre grandes ganhos de produtividade nos bancos, disseram os painelistas na conferência Reuters Next em Nova York, mas até agora tem sido mais difícil ganhar dinheiro com a tecnologia.
Os principais bancos vêm aplicando IA a assistentes virtuais para clientes e introduziram ferramentas para funcionários usarem em recursos humanos, risco, conformidade e finanças, além de tentar desenvolver produtos em gestão de patrimônio.
O presidente-executivo do Goldman Sachs, David Solomon, disse na Reuters Conference na terça-feira que a implantação de aprendizado de máquina e IA poderia melhorar a produtividade em áreas como codificação.
“Temos 11.000 engenheiros. Fazemos uma quantidade enorme de codificação”, disse Solomon. “Se pudermos aumentar com essas ferramentas a produtividade de codificação deles em 20 ou 30%, será um grande vento favorável para nós.”
O banco americano BNY também está investindo em ferramentas de IA, disse o CEO Robin Vince na conferência.
“Temos milhares de pessoas no BNY que agora podem construir e contratar agentes para ajudá-los com suas tarefas diárias”, disse Vince.
No entanto, a IA ainda não está ajudando as empresas financeiras a ganhar dinheiro. Os bancos ainda precisam especificar seus casos de uso exatos para a tecnologia, disse o diretor de IA e dados do BMO Financial Group na conferência na quarta-feira.
“O ciclo de hype trouxe muita atenção positiva para esse espaço. Sou diretora de IA agora porque houve um pequeno ciclo de hype”, disse Kristin Milchanowski, que foi nomeada para o cargo no BMO, um dos maiores bancos do Canadá, em outubro.
“Acredito que as pessoas pensaram que isso impactaria a receita ou teria uma redução de custos diferente do que realmente foi”, disse Milchanowski, acrescentando: “Não estamos vendo nenhuma atividade geradora de receita”.
Até agora, a IA tem sido mais útil em tarefas como reduzir o tempo que as equipes de ações do BMO precisam para produzir relatórios — uma parte importante das ofertas de muitos bancos de investimento — de mais de quatro horas por dia para menos de uma, deixando os analistas livres para realizar tarefas mais criativas.
É importante identificar casos de uso específicos para IA no futuro, acrescentou Milchanowski, e destacou possíveis aplicações na otimização de negociações e geração de clientes… saiba mais em Yahoo Finance 11/12/2024