A Intel ficou espremida entre a AMD e a Nvidia
As ações da Intel caem mais de 26% na Nasdaq, em Nova York, após a fabricante de chips americana, divulgar planos para demitir 15 mil funcionários e suspender dividendos, em meio a resultados trimestrais decepcionantes.
O problema da Intel é que ela tradicionalmente tem uma participação de mercado dominante em processadores para data centers, mas está enfrentando um desafio crescente da AMD nesse setor, enquanto também faz um investimento custoso na fabricação de chips. Parece que a AMD ainda está levando a melhor sobre a Intel no mercado de computadores.
“Dado o panorama muito mais fraco do que o esperado da Intel, ficamos com a perda contínua de participação de mercado para a AMD tanto nos mercados de data centers quanto de computadores como o culpado mais provável”, escreveu o analista da Benchmark, Cody Acree. Acree rebaixou sua recomendação das ações da Intel de compra para neutra, sem preço-alvo. Ontem, no after market, os papéis caíram 20%.
Os data centers corporativos estão abrigando cada vez mais unidades de processamento do tipo fabricado por Nvidia e AMD, que são particularmente úteis para treinar modelos de IA. A Intel tem sido lenta em entrar nessa área, dizendo em abril que esperava gerar mais de US$ 500 milhões em receita de aceleradores de IA na segunda metade de 2024. Isso se compara com os US$ 22,6 bilhões em receita de IA para data centers da Nvidia em seu último trimestre.
“A perda de participação de mercado e a mudança estrutural da computação centrada em CPU tradicional para a acelerada por IA continuam a pesar sobre a Intel”, escreveu o analista da Oppenheimer, Rick Schafer…. saiba mais em Pipeline Negócios 02/08/2024