A versatilidade das startups incrementa a produtividade no complexo setor de logística
A busca por mais produtividade no complexo setor de logística está impulsionando a demanda por inovação e tecnologia. O terreno é fértil para startups. A Liga Ventures registra 318 logtechs, voltadas principalmente para a gestão de entregas, gestão de frotas e inteligência de dados.
Em 2024, o maior aporte do setor foi para a goFlux, US$ 6 milhões, em rodada liderada pela Capria Ventures. “A melhoria da produtividade com digitalização ainda não ocorreu de fato no Brasil”, diz Rodrigo Gonçalves, CEO da goFlux. Sua meta é conectar empresas e transportadoras de forma on-line a partir da negociação do frete, com uso de inteligência artificial (IA) — inclusive com copiloto baseado em IA generativa — para decisões como o momento de contratação com o valor mais favorável.
A abordagem voltada a dados gerou novos serviços. Um deles envolve cálculo de emissões de carbono, feito a partir de adaptação do protocolo GHG pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No campo financeiro, a goFlux anunciou, no ano passado, a criação de um fundo de recebíveis (Fdic) em parceria com a Opea e a Brave Asset para viabilizar a antecipação de recebíveis de transportadoras. … leia mais em Valor Econômico 14/04/2025