A verdadeira adoção da inteligência artificial (IA) nas empresas requer uma transformação cultural e comportamental significativa, destacam Scott Snyder e Jason Hreha.  Scott A. Snyder, é membro sênior da Wharton, professor adjunto da Penn Engineering e diretor digital da EVERSANA; e Jason Hreha, fundador e CEO da Persona e ex-Chefe Global de Ciência Comportamental do Walmart.

Apesar de 98% dos líderes empresariais desejarem incorporar IA, apenas 10% das empresas realmente implementam modelos de IA em produção, conforme aponta uma pesquisa da Accenture. Este descompasso, conhecido como “gap” entre conhecimento e ação, é resultado de barreiras culturais e comportamentais.

Somente 33% dos trabalhadores adotam IA no cotidiano, apesar de 76% sentirem urgência em se especializar. Barreiras incluem a percepção de que usar IA é “trapaça”, ou o medo de serem vistos como preguiçosos ou incompetentes.

“Se a mudança de comportamento dos funcionários está no centro da transformação da IA, então primeiro precisamos entender o que impulsiona a mudança de comportamento nos indivíduos e como podemos adaptá-la no contexto da IA”.

Neste artigo, é destacado que três fatores precisam estar alinhados para que um comportamento se torne habitual: motivação, treinamento e um estímulo.

Para superar desafios de adoção de IA, cinco estratégias são propostas:

  • Tratar o Tempo como Capital: Incentivar funcionários a usar o tempo economizado com IA em tarefas inovadoras ou treinamentos adicionais.
  • Mostrar Exemplos Práticos: Demonstrar como IA pode ser usada em funções específicas para inspirar outros a experimentarem.
  • Redefinir Funções na Era da IA: Encorajar funcionários a repensarem seus papéis em um futuro orientado por IA, promovendo uma visão positiva.
  • Repensar a Experiência do Usuário: Integrar IA nas ferramentas e fluxos de trabalho existentes para uma adoção mais natural e eficaz.
  • Criar Redes de Apoio: Estabelecer grupos de apoio onde “campeões da IA” compartilham dicas práticas e promovem o uso diário de IA.

Essas etapas visam limpar o caminho para a transformação através da IA, ajudando as organizações a superar barreiras, adotar IA de forma natural e colher os benefícios dessa revolução tecnológica. Leia mais em knowledge.wharton.upenn 10/02/2025