Co-controlada pelo grupo de origem canadense Brookfield e pela americana Digital Realty, a Ascenty pode ter um novo acionista em breve. A maior empresa de data centers na América Latina quer capital para continuar ampliando sua operação na região, apurou o Pipeline, daí o interesse em um sócio minoritário que faria aporte no caixa.

Quem está coordenando esse processo é a Brookfield, que já recebeu alguns bancos nas últimas semanas e ainda vai definir o assessor financeiro, disseram as fontes. A expectativa é que a contratação do banco e o início das conversas com potenciais interessados já ocorram no início de 2025, para um aporte possivelmente até o fim do ano.

Brookfield e Digital Realty seguiriam com co-controle, mas diluídas com a entrada do terceiro acionista. A Digital é uma das principais provedoras globais de data centers e comprou a Ascenty das mãos do fundo Great Hill Partners por cerca de US$ 1,8 bilhão há seis anos, trazendo também os canadenses para a operação.

Desde a mudança de dono, o negócio vem se expandindo com capital próprio e financiamento. Mas a demanda acelerada dos chamados “hyperscalers” – os provedores de nuvem como Google, Microsoft e Amazon -, principalmente vinculada à corrida de inteligência artificial, torna a companhia ainda mais capital intensivo.

A Ascenty tem atualmente 24 data centers em operação, hoje com 495 MW de capacidade energética, e outros 10 em construção. O Brasil concentra a maior parte, mas a companhia também atua no Chile, México e Colômbia. A companhia tem cinco mil quilômetros de fibra óptica.

O aporte de capital deve resultar num aumento da operação principalmente no Brasil, visto como atrativo pela oferta elevada de energia renovável, disponibilidade de terrenos e acesso a múltiplos cabos submarinos de telecomunicações com redundância, disse.. leia mais em Pipeline 09/12/2024