Como a aposta em IA levou uma fintech popular à falência
A Bench Accounting, como muitas startups de fintech, tinha ambições de sacudir um canto chato, mas importante das finanças — neste caso, a contabilidade para pequenas empresas.
Ela acumulou mais de 10.000 clientes em pouco mais de uma década e parecia estar no caminho certo. No entanto, isso não foi rápido o suficiente para torná-la a fintech popular que ela aspirava ser quando levantou mais de US$ 100 milhões em financiamento de risco. Em um esforço final para melhorar seus negócios, a Bench recorreu à nova ferramenta favorita da tecnologia: a inteligência artificial (IA). A fintech demitiu funcionários e introduziu novos programas de automação, incluindo um bot chamado BenchGPT.
Tudo culminou em nada menos que um desastre, pontuado por uma temporada de impostos problemática em 2023, quando a empresa precisou solicitar extensões de prazos para muitos de seus clientes, de acordo com ex-funcionários. O ano seguinte não foi melhor. Quando 2024 terminou, a Bench disse aos clientes que não conseguiria lidar com sua contabilidade. Em janeiro deste ano, a empresa entrou com pedido de falência, prejudicando investidores .. leia mais em Valor Econômico 19/02/2025