Cultura Organizacional em Fusões e Aquisições: O Pilar (Ainda) Negligenciado do Sucesso
Muitas fusões e aquisições fracassam por gerarem os benefícios e sinergias esperados. A pergunta que surge é: por quê? Embora as empresas geralmente priorizem indicadores financeiros durante essas transações, negligenciam um fator crucial: a cultura organizacional.
Vejamos um caso típico, para compreender como a falta de atenção à cultura pode comprometer o sucesso de uma aquisição. A empresa X, do setor de serviços financeiros, é uma organização com uma equipe de gestão competente e consolidada e um histórico de bom desempenho. Visando crescer e expandir negócios, a empresa X decidiu comprar a empresa Y.
Financeiramente, a empresa Y apresentava resultados sólidos, com crescimento contínuo na base de clientes e na receita. No entanto, a estratégia de integração da Empresa X envolveu mudanças profundas na estrutura organizacional, substituindo os líderes da adquirida e alterando a maneira como as pessoas interagiam com os clientes.
Essas mudanças não consideraram a cultura organizacional existente, gerando insatisfação, perda de talentos e permitindo que concorrentes capitalizassem sobre o momento de fragilidade criado. Esta aquisição, como muitas outras, destruiu em lugar de criar valor…. Autor Alison Ramon Santos e Silva – Pós-graduando do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP e executivo do setor financeiro, … leia mais em Estadão 11/02/2025