O Distrito, plataforma especializada em projetos de implementação de IA para corporações na América Latina, lança o relatório intitulado “AI for HR”, que reúne análises estratégicas sobre a adoção da inteligência artificial em Recursos Humanos. O estudo foi produzido a partir de pesquisas com mais de 160 profissionais do setor, compostos por diretores, gerentes e chefes de departamento, com intuito de impulsionar a escala das estratégias de RH a partir do uso da tecnologia.

Esse estímulo tecnológico é afirmado através da pesquisa que aponta que mais de 34% das empresas estão em processo de adoção de IA, e 49% passam pela fase de planejamento para incluir a tecnologia. Outro destaque que ilustra esse cenário de interesse pela IA está no ranking do estudo sobre o alto nível de adoção por segmentos, sendo a segunda posição ocupada pelo RH com 44,8% do setor que utiliza IA, o primeiro lugar é liderado apenas pelo setor de TI com 63,2%.

“A transformação digital no RH já é uma realidade. O uso da inteligência artificial deixa de ser uma promessa e se torna uma ferramenta estratégica capaz de gerar resultados tangíveis. Este relatório é um guia essencial para que os gestores de RH possam transformar desafios em oportunidades e liderar a inovação com foco na ética e na sustentabilidade organizacional”, afirma Gustavo Araújo, CIO e cofundador do Distrito.

Desafios da IA no setor de Recursos Humanos

O relatório também aborda iniciativas para superar desafios culturais e de governança, detalha cases práticos e apresenta recomendações específicas para implementar IA em cinco áreas principais: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, gestão de remuneração e benefícios, e engajamento e retenção. Ao reconhecer a ausência de inserções de especialistas de IA no mercado como um todo, aspecto mapeado com mais de 50% dos respondentes da pesquisa afirmando não contar com nenhum especialista na organização inteira, 32,5% afirmando possuir poucos especialistas. Ampliando para o setor de RH, o volume se torna maior, com 87,5% dos respondentes afirmando não possuir especialistas da tecnologia na área.

Os fatores se relacionam com a dificuldade de definições de estratégias claras nas áreas do mercado, uma realidade vista em apenas 4,9% das empresas. A maioria das empresas não apresentam estratégia, 47,2% e, 41,2% estão em processo de iniciação para explorar as oportunidades da IA.

Avanços do RH com IA

Com o objetivo de preparar os profissionais de RH para os próximos passos dessa revolução tecnológica, o AI For HR oferece, juntamente com os dados robustos, direcionamentos práticos para integrar a IA à gestão de pessoas. Segundo o estudo, cerca de 66% das empresas já investem em algum tipo de treinamento ou experiência para capacitar funcionários no uso dessa tecnologia, evidenciando o esforço crescente do setor para alinhar inovação com o desenvolvimento humano.

Nos processos do RH, as soluções impulsionadas pela IA estão presentes em 38% nas operações de Recrutamento e Seleção, 19,8% de Treinamento e Desenvolvimento e 15,7% no departamento de Gestão de Desempenho. As áreas são beneficiadas a partir da automação de processos repetitivos com 29,4%, melhoria nas tomadas de decisão 20,2% e redução de custos operacionais 19,7%.

“Agora é o momento de construir um RH mais estratégico e orientado por dados. Acreditamos que, ao adotar a IA de forma planejada e ética, as empresas não apenas estarão na vanguarda da inovação, mas também contribuirão para o sucesso organizacional em um mundo cada vez mais digital”, conclui Araújo.

Sobre o Distrito

O Distrito é uma plataforma de dados que oferece consultoria e inteligência de mercado para potencializar resultados de negócios por meio de novas tecnologias. Em cinco anos, mapeou a performance de 36 mil startups, produzindo conhecimento sobre o impacto de tecnologias emergentes e novos modelos de negócios. Atualmente, sua plataforma SaaS atende a mais de 60 corporações e 800 startups residentes.

Com informações da Agência Pub 05/12/2024