A Empresas Randon, um dos maiores grupos industriais do Brasil, deu um toque mais “tech” na sua identidade de marca, adotando um novo logo e o nome Randoncorp.

Em nota, a Randoncorp as mudanças como um “passo estratégico” para se consolidar como companhia multinacional.

“Corp”, como uma abreviação de “corporation” (corporação em português) é a denominação mais comum em inglês para uma sociedade anônima.

Talvez mais importante do que a definição em si é o fato que o termo “Corp” aparece nos nomes de uma série de pesos pesados de tecnologia como Microsoft e Intel, o que ajuda a dar o viés internacional e high tech do novo nome.

A nova identidade visual aposta em tons de azul, uma cor associada com inteligência e confiabilidade que é uma favorita no setor de tecnologia desde sempre (a marca da Intel é azul, assim como a IBM, ou do Facebook).Empresas Randon agora é Randoncorp

O rebranding foi assinado pelo escritório de São Paulo da FutureBrand, uma multinacional especializada no tema.

Completa o pacote ainda uma fonte gráfica exclusiva para a letra “R”, que simboliza uma companhia “sempre em movimento e aberta às transformações”, segundo explica a Randoncorp em nota.

“Randoncorp nasce para organizar a arquitetura de marca aproveitando o equity e a força de cada uma das expertises do grupo. Assim, conseguimos juntos preparar a marca para o futuro aprofundando ainda mais a relação do negócio com temas como inovação, tecnologia e sustentabilidade”, explica André Matias, diretor e sócio da FutureBrand São Paulo.

O novo nome e marca podem ser vistos como mais um passo na construção de uma nova imagem para a Randon, fundada em 1949 em Caxias do Sul, na serra gaúcha, por Raul Randon, considerado hoje um ícone da indústria brasileira.

Falecido em 2018, o “seu Raul”, era um homem carismático e muito querido em Caxias do Sul, ao longo de décadas a cara mais visível da Randon, uma empresa então conhecida principalmente pelos reboques de caminhão e autopeças.

Hoje a Randoncorp permanece firmemente nas mãos da família Randon, por meio da Dramd Participações, mas é uma empresa bem mais diversificada e com alguns anos já num processo de migração para um tipo de gestão mais profissional (a empresa tem um CEO de fora da família, mas segue presidida por um Randon).

A sede segue em Caxias do Sul, mas a empresa tem 50 operações ao redor do mundo, entre plantas industriais, escritórios comerciais, centros logísticos de distribuição de produtos e laboratórios de inovação.

Tecnologia tem sido uma aposta forte, com foco principalmente em soluções em serviços financeiros e digitais.

A Randoncorp vem investindo em startups por meio da Randon Ventures e da Conexo, e no ano passado adquiriu o controle da DBServer, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do Rio Grande do Sul… leia mais em Baguete 08/05/2023