Não houve acordo com Pequim até esta terça-feira (08). Portanto, os EUA adicionarão 50% aos 54% de tarifas já anunciadas anteriormente em punição pela retaliação chinesa.

Os Estados Unidos irão impor a partir de amanhã tarifas de 104% sobre todas as importações chinesas após o governo de Pequim não recuar na decisão de impor tarifas retaliatórias de 34% sobre produtos americanos.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou hoje que as tarifas de 104% entrarão em vigor a partir da meia-noite do horário da Costa Leste americana, após o fim do prazo dado por Donald Trump para que a China recuasse da decisão de taxar produtos americanos.

A taxa de 104% foi formada pela soma de 20% de tarifas específicas à China que vigoram desde março, 34% relativas às tarifas recíprocas e os 50% como resposta à retaliação chinesa. Às tarifas se incluem ainda as de 25% sobre alumínio e aço – do qual a China é o maior produtor do mundo.

Trump disse que estava esperando uma ligação de autoridades da China para iniciar uma negociação para reduzir as tarifas, mas o telefonema ainda não ocorreu. O governo de Pequim não deu sinais de que iria recuar da guerra tarifária após anunciar ontem tarifas de 34% sobre produtos americanos. “Lutaremos até o fim”, disse… Leia mais em valorinveste.globo. 08/04/2025