A taxa passa agora a oscilar dentro de uma banda entre 4,75% e 5,00; Apenas Michelle W. Bowman destoou da votação do colegiado nesta reunião, no primeiro voto dissidente de um governador do Fed desde 2005

O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, cortou nesta quarta-feira (18) os juros básicos da economia do país em 0,50 ponto percentual. A taxa passa agora a oscilar dentro de uma banda entre 4,75% e 5,00%. O corte foi maior que o esperado pela maioria dos economistas, que esperava um corte menos intenso.

Apenas a diretora Michelle W. Bowman destoou da votação do colegiado nesta reunião, preferindo votar por uma redução de 25 pontos-base na taxa. Segundo lembrou a Bloomberg, esse é o primeiro voto dissidente de um governador do Fed desde 2005.

O banco central americano elevou as taxas 11 vezes a partir do início de 2022, para conter a aceleração da taxa de inflação, e mantinha os juros nos mesmos patamares elevados desde julho do ano passado.

No comunicado sobre sua decisão, o colegiado disse que ganhou maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável para a meta de 2% e julga que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente em equilíbrio.

As perspectivas econômicas são incertas e o Comitê está atento aos riscos para ambas as partes do seu duplo mandato... Leia mais em infomoney 18/09/2024