Varejo continua como principal posição vendida dos entrevistados, aponta o levantamento.

As eleições de 2026 já são o principal tema macro dominante no Brasil atualmente, o que demonstra maior atenção ao cenário político no país, segundo dados da pesquisa de sentimento dos investidores, realizada pelo BTG Pactual com gestores de portfólio durante o evento CEO Conference, que aconteceu em fevereiro deste ano.

O assunto foi o principal apontado por 47% dos respondentes, tomando o lugar da perspectiva fiscal, que seguiu com 42% dos votos.

No contexto global, entre os respondentes, a principal preocupação foi a perspectiva para as taxas de juros dos Estados Unidos (EUA) para 72% dos respondentes, seguida pelas tarifas de Trump (17%).

Gestores otimistas

Para a maior parte dos investidores, o Ibovespa está relativamente barato, sendo considerado como subvalorizado para 62% dos entrevistados e 22% extremamente subvalorizado. Por outro lado, os gestores estão começando a ganhar mais confiança em aumentar a posição no índice, com 45% dispostos a isso, comparado aos 34% no mês anterior.

Há um otimismo sendo enxergado, de acordo com o levantamento. Os investidores continuam estimando modesta alta para o Ibovespa, com avanço entre os que miram a faixa de 130 mil e 140 mil pontos, de 34% em janeiro para 39% em fevereiroLeia mais em valorinveste.globo. 06/03/2025