Destacamos 42 notícias na semana, sendo 14% das postagens são vinculadas à Venda, 76% são sobre intenções de Compra, 10% envolvendo Fundos de Investimentos.

Todas as postagens mencionadas estão relacionadas e agrupadas no primeiro bloco de Humores & Rumores publicadas nas nossas Newsletters diárias. Incluem também as demais notícias referentes à aquisições de empresas no Brasil e transações no Exterior– e semanalmente são consolidadas e publicadas no post “Fusões e Aquisições – resumo da semana”. Por sua vez, os relatórios de desempenho semanal envolvendo o volume e investimentos, poderão ser acessados em Transações na Semana.

Principais notícias divulgadas na semana de 13 a 19/jan/25 sobre negócios de fusões e aquisições de empresas que poderão ocorrer nos próximos meses.

Com esta compilação pretende-se captar os HUMORES e RUMORES do mercado e suas tendências, cujo síntese pode ser lida no Destaques do Dia.

TERMÔMETRO

CONFIRA AS NOTÍCIAS MAIS LIDAS NO PORTAL NESTA SEMANA

DESTAQUES DIÁRIOS Insights Do Humores & Rumores

Nesta semana, os mercados de M&A e as condições econômicas globais ganharam destaque. A Fitch Ratings emitiu um alerta sobre o possível rebaixamento de rating das empresas brasileiras. Com o aumento da taxa Selic para 12,25% e expectativas de novas elevações, setores como saúde e aviação, altamente alavancados, estão em risco. Caso isso se concretize, o custo da dívida pode consumir 70% do Ebitda se a alavancagem atingir cinco vezes essa métrica. No cenário tributário brasileiro, o presidente Lula sancionou a introdução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), seguindo planos de reforma tributária. Esta legislação substituirá tributos existentes até 2033, com a alíquota esperada de 28%, prometendo simplificar o complexo sistema tributário atual. Nos EUA, banqueiros de Wall Street sugerem uma retomada nas fusões e aquisições em 2025, com expectativas de afrouxamento regulatório favorecendo bancos regionais menores. Já no Brasil, o Itaú BBA revisou para baixo sua projeção do Ibovespa para 145 mil pontos até o final de 2025, citando a pressão inflacionária e altos juros. Finalmente, no ambiente de M&As, o pagamento por troca de ações desponta como tendência, consolidado em 28% das transações de 2023 no escritório BZCP Advogados, acentuando o amadurecimento do mercado brasileiro.

“INSIGHTS AS A SERVICE”

Os Insights escolhidos nesta semana têm o cenário econômico brasileiro desafiador, com 2024 registrando um recorde histórico de pedidos de recuperação judicial, superando 2016. Esse aumento reflete pressões financeiras significativas em diversos setores, uma situação que pode se agravar em 2025. Além disso, o déficit nominal do Brasil está entre os mais altos do mundo para 2024 e 2025, destacando a crescente divergência em relação a outras economias emergentes. A Fitch Ratings alertou sobre o risco de rebaixamento do rating das empresas brasileiras caso as taxas de juros continuem subindo, exacerbando as dificuldades financeiras. Entretanto, há otimismo em outras frentes. Banqueiros de Wall Street veem 2025 como um ano promissor para fusões e aquisições, com expectativas de aumento de atividades de investimento à medida que o ambiente regulatório se torne mais favorável. Essas dinâmicas sugerem um ano de contrastes, com desafios econômicos e oportunidades de mercado coexistindo.

“MÁQUINAS DE AQUISIÇÕES”

 

LEIA AQUI as postagens selecionadas como humores e rumores  do mercado e suas tendências.

Saiba todas as notícias do dia selecionadas pelo Portal na Newsletter diária. CLIQUE AQUI e assine nossa Newsletter.

QUEM, O QUÊ, QUANDO, QUANTO, COMO e POR QUÊ

A pesquisa HUMORES & RUMORES tem o propósito de captar o “clima” sobre os negócios de Fusões e Aquisições bem como analisar suas principais tendências . Trata-se da compilacão das notícias visando tornar mais acessíveis e conhecidas as transações de fusão, aquisição e venda realizados entre empresas com atuação no Brasil. Todas as informações sobre as operações citadas no presente relatório são obtidas a partir de notícias consideradas confiáveis e de boa-fé publicadas pela imprensa ou pela empresa e divulgadas no “estado” pelo PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES, não sendo feita qualquer verificação quanto à sua veracidade, precisão ou integridade do conteúdo. Nos esforçamos para fornecer informações e análise de dados atualizados sobre as mudanças que estão ocorrendo nos mercados para ajudar os nossos leitores a entender e aplicar no desenvolvimento dos seus projetos de fusões e aquisições e se antecipar o que vem pela frente. Muitas vezes a notícia não é clara ou detalhada a respeito dos dados das transações. É bem-vinda toda e qualquer contribuição para tornar as informações mais precisas e transparentes. Caso o conteúdo estiver em desacordo, nos contate que estaremos corrigindo ou mesmo retirando a respectiva informação. PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES.