Foram 500 notícias de M&A selecionadas e publicadas pelo Portal no mês de fevereiro/23, destas, destacamos 142 posts nos relatórios semanais de Humores & Rumores.

Os primeiros entre os iguais do mês.

O “mapa de calor” das notícias estava assim distribuído:

  • 47,9% foram consideradas intenções de Compra ( 68 posts)
  • 34,5% vinculadas à Venda (49 posts)
  • 6,3% relacionadas à Ofertas de Ações (9 posts)
  • 11,3% Fundos de Investimentos ( 16 posts)

“DINÂMICA DOS HUMORES & RUMORES”

No gráfico interativo pode-se verificar a evolução das expectativas em termos do humor do mercado em função da influência das variáveis macroeconômicas. Destaque para a retomada expressiva das notícias atreladas a Vendas e, a partir de dezembro, queda.
Permite a visualização tanto por Scores como por Ranks. E em ambos pode-se selecionar uma ou mais variáveis das Expectativas para serem acompanhadas. Assista a evolução  na imagem abaixo.Humores & Rumores fev23

OPORTUNIDADES x AMEAÇAS

Com a classificação do sentimento da notícia procura-se identificar as postagens monitoradas em três categorias diferentes: Oportunidade – Neutra – Ameaça. O modelo tem como proposta compreender o teor dos conteúdos sob a perspectiva positiva ou negativa e assim intuir o sentimento do mercado.

No mês de fevereiro

  • 67,6% foram consideradas Oportunidades ( 143 posts)
  • 13,4% Neutras (26 posts)
  • 9,1% Ameaças (25 posts)

SETORES EM EVIDÊNCIA M&A FEVEREIRO/23

E o “clima” do mercado no mês de fevereiro/23 em relação às suas expectativas e tendências de Fusões e Aquisições, pode ser retratado a partir da representatividade dos setores com maior evidência, além dos destaques nos “Insights as a Service” e “Máquinas de Aquisições”.

SETORES EM EVIDÊNCIA M&A

“INSIGHTS AS A SERVICE REPORT”

Dos posts selecionados como Insights semanais, destacamos um de cada uma das semana e consideramos como os Insights do mês de fevereiro/23:

Aquisição de companhia listada ganha força no Brasil – Compra de empresas com ação em bolsa, habitual em mercados mais maduros, tem se tornado mais comum no país. Em um período de mais turbulência do mercado e de aversão ao risco, operações de fusões e aquisições (M&As, na sigla em inglês) no Brasil deverão envolver, com cada vez mais frequência, empresas já listadas na bolsa.
Navegando pelo M&A em meio a um mar econômico revolto – Quem acompanha o mercado de investimento sabe que em tempos de incerteza econômica, com alta de juros e baixa liquidez — como o que estamos presenciando agora — apostar em transações de M&A (mergers and acquisitions ou fusões e aquisições) se torna mais arriscado.
‘Efeito Americanas’ congela emissões de crédito privado – Depois de um ano recorde para a emissão de renda fixa no mercado brasileiro, o “efeito Americanas” congelou o mercado de crédito privado, tirando as operações que estavam no forno diante do aumento súbito do risco percebido pelo mercado e com investidores pedindo prêmios cada vez maiores.
Mais OPAs a caminho – Os bancos de investimento estão ativos com mandatos de acionistas estratégicos ou financeiros de companhias abertas e garantem que vem mais negócio pela frente, de controlador e minoritário.

“MÁQUINA DE AQUISIÇÕES NO RADAR”

Ao longo do mês de fevereiro várias empresas foram citadas com notoriedade em relação à sua atuação como “Compradoras seriais”

Destaques

  1. Accenture
  2. Arezzo
  3. Banco Inter
  4. Befly
  5. Brasil TecPar
  6. Cadastra
  7. Grupo DB1
  8. Grupo Selbetti
  9. Gupy
  10. JSL
  11. Opty
  12. Pet Care
  13. Softplan
  14. Viveo
  15. Vix Logística

Leia mais nos relatórios semanais de Humores & Rumores

CLIQUE AQUI e assine nossa Newsletter.

Todas as postagens mencionadas foram publicadas no Portal Fusões & Aquisições 11/03/2023