IA, regulação e a nova ordem global
Uma nova ordem global está se formando, impulsionada pelas transformações trazidas pelas tecnologias digitais. Em um artigo recente, a analista política Anne Applebaum destaca como algoritmos controlados por grandes empresas americanas e chinesas determinam as mensagens e imagens vistas por bilhões de pessoas, enquanto fluxos financeiros podem se mover por meio de contas secretas e esquemas de criptomoedas, influenciando anonimamente o debate nas redes sociais com o objetivo de moldar a opinião pública.

A posse de Trump evidenciou uma explícita aliança entre as big techs e a nova presidência dos EUA, um evento sem precedentes na história do país e, possivelmente, nas democracias ocidentais. Hoje, algumas dessas gigantes da tecnologia, com apoio da Casa Branca, buscam limitar a influência das instituições públicas na Europa e outros países e impor seus termos, resistindo à qualquer regulamentação.
As mudanças já anunciadas pela Meta e X abrem as portas das redes sociais para que grupos político-partidários, ou qualquer um, espalhem mentiras absurdas e incendiárias sobre qualquer pessoa, física ou jurídica. Essas falsidades podem ser impulsionadas por meio de publicidade online direcionada... leia mais em Valor Econômico 19/02/2025