Ibovespa poderia subir 45% com virada na política, diz Santander
Em meio à antecipação das discussões sobre a corrida eleitoral de 2026 no Brasil nas últimas semanas, o Santander buscou “estressar” as análises para projetar o efeito de uma possível alternância de poder na cotação dos ativos. Nos cálculos do banco, caso ocorra uma sinalização de alternância de poder para uma administração mais pró-negócios, o preço-alvo do Ibovespa poderia chegar a 185 mil pontos até o fim deste ano, em um cenário entre conservador e otimista. Assim, o potencial retorno do índice seria de 45% em relação aos níveis atuais.
Assim, o potencial retorno do índice seria de 45% em relação aos níveis atuais. A projeção leva em conta um juro real que poderia ir a 4,5%, ou seja, abaixo dos 7,5% atuais, além de um custo de capital que cairia de 17% para 14% e um crescimento de lucro das empresas da bolsa de 15%.
A estimativa se contrapõe ao cenário-base de 145.219 pontos, ao considerar o custo de capital em 16,5% e um aumento de 10% dos lucros das empresas listadas. Já em um cenário notadamente otimista, o Ibovespa poderia atingir até os 200 mil pontos, diz o banco… leia mais em Valor Econômico 20/02/2025