A Igah Ventures, gestora fundada por Pedro Sirotsky Melzer, está lançando seu quarto fundo, e deve anunciar em breve a primeira investida do novo veículo. Este será também o primeiro investimento da firma de venture capital em 2024, ano que tem sido desafiador para as captações – mas que tem gerado uma “boa safra” de empresas, segundo investidores.

Em entrevista ao Startups, o managing partner da Igah Thiago Maluf conta que a ideia é que o fundo 4 tenha tamanho igual ou maior que o fundo 3, que foi de US$ 111 milhões. Com tese agnóstica, a gestora se concentra principalmente em SaaS, fintech, healthtech e edtech, e atua nos estágios do Seed à Série B.

Além disso, a Igah tem preferência por fundadores mais experientes – não necessariamente mais velhos, mas que “conheçam profundamente o setor e que já tenham tocado um negócio antes”, seja como fundadores ou como executivos. “Essa capacidade de execução balanceando com a visão ajuda a reduzir o risco de execução da empresa”, explica o investidor.
Empresas mais sustentáveis

Para Thiago, passado o auge da crise do venture capital em 2022 e 2023, o momento do mercado hoje é “muito positivo” no que se refere à qualidade das empresas.

“Muitas empresas ajustaram seus modelos de crescimento e conseguiram chegar num lugar muito mais sustentável financeiramente. Vemos um comportamento mais racional dos fundadores no que tange à queima de caixa. Em paralelo, temos valuations mais baixos, o que se reflete no ponto de entrada”, avalia… leia mais em StartSe 22/08/2024