JBS e Almarai estão entre os licitantes para a maior empresa avícola do Oriente Médio
A gigante brasileira de carnes JBS SA e a empresa saudita Almarai Co. estão entre as empresas que disputam a compra da Alwatania, a maior produtora de aves do Oriente Médio, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
As duas empresas apresentaram ofertas separadas não vinculativas para uma compra direta da Alwatania, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas discutindo informações privadas. A empresa saudita Tanmiah Food Co. e um consórcio liderado pela empresa ucraniana de tecnologia agrícola MHP também fizeram ofertas separadas, de acordo com as pessoas.
A Alwatania, sediada na Arábia Saudita, vem explorando uma venda potencial desde o final do ano passado em uma transação que pode render até 2 bilhões de riais (US$ 533 milhões), informou a Bloomberg. As negociações estão em andamento e os licitantes ainda podem desistir ou a Alwatania pode decidir não prosseguir com a venda, disseram as pessoas.
A BSF Capital está atuando como consultora em qualquer possível negócio. Representantes da Alwatania, Almarai, Tanmiah e BSF Capital não responderam imediatamente aos pedidos de comentário. A JBS e a MHP se recusaram a comentar.
O acordo viria à medida que a indústria alimentícia saudita está recebendo um impulso da reforma econômica multitrilionária do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman. Alimentar as pessoas é a pedra angular desse esforço, com o reino se esforçando para atender à demanda doméstica e reduzir a dependência de importações. Ele reservou pelo menos US$ 4,5 bilhões em investimentos apenas para aumentar a produção local de aves e tem adquirido participações em empresas globais para apoiar suas ambições de segurança alimentar.
A empresa estatal de comércio de alimentos da Arábia Saudita, conhecida como Salic, fechou recentemente um acordo para assumir o controle acionário da unidade de agronegócios do Olam Group Ltd. de Cingapura. A Salic também é acionista da empresa ucraniana MHP e da exportadora brasileira de frango BRF SA, que atualmente está expandindo suas operações no reino. A Almarai também está expandindo seus negócios no país.
O esforço para garantir o fornecimento de alimentos assumiu um papel ainda maior para a Arábia Saudita depois que a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia interromperam as cadeias de suprimentos e levaram os preços a níveis recordes. A produção local de carne de aves agora ultrapassa 1 milhão de toneladas, representando uma taxa de autossuficiência de 72%, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura… leia mais em Yahoo! 10/03/2025